| ISSN | 2237-9045 |
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| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Graduação |
| Modalidade | Pesquisa |
| Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
| Área temática | Dimensões Sociais: ODS5 |
| Setor | Departamento de Serviço Social |
| Bolsa | CNPq |
| Conclusão de bolsa | Sim |
| Primeiro autor | Bruno Fernandes Barros |
| Orientador | MARIA DAS DORES SARAIVA DE LORETO |
| Outros membros | Nathalia Dias Pereira Alves Oliveira |
| Título | A evasão do ensino superior sob a perspectiva do estudante com deficiência e de seu familiar: Narrativas dos sentimentos vivenciados e das estratégias de enfrentamento às adversidades |
| Resumo | Este artigo analisa a evasão de estudantes com deficiência no ensino superior, com foco nas vivências emocionais e nas estratégias de enfrentamento adotadas pelos estudantes evadidos e por seus familiares. Estudos evidenciam que a evasão no ensino superior brasileiro é um fenômeno persistente e com diversas particularidades, que desafia a eficácia das políticas públicas de acesso e permanência, especialmente após a expansão das universidades federais e a adoção das ações afirmativas, pois, apesar dos avanços promovidos pelas ações afirmativas e pelas políticas de democratização do ensino, os indicadores de permanência no ensino superior ainda se mostram ínfimos (BRASIL, 2024). De acordo com o Censo da Educação Superior (BRASIL, 2024), cerca de 28% dos estudantes matriculados em instituições públicas não concluem seus cursos e, no caso de estudantes com deficiência, esse número tende a ser ainda mais expressivo, apontando que, além das limitações estruturais e pedagógicas, existe também os desafios relacionados à inclusão plena desses indivíduos no âmbito educacional (BRASIL, 2020; Diniz; Barbosa; Santos, 2009), além daqueles desafios oriundos de fatores pessoais, vivenciados por cada indivíduo, que podem determinar, como aponta Tinto (2006). a continuidade ou não dos estudos. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com duas estudantes com deficiência que ingressaram na Universidade Federal de Viçosa (UFV) por meio de ações afirmativas e evadiram em 2024, bem como dois membros familiares. A análise dos dados ocorreu com base na teoria do estresse e coping de Lazarus e Folkman (1984), que possibilitou compreender os esforços individuais para lidar com as adversidades. Os resultados evidenciaram que a evasão resultou de vários fatores interligados, como: dificuldades de adaptação acadêmica, barreiras institucionais, ausência de suporte emocional, sobrecarga física e mental, desalinhamento entre os cursos escolhidos, além dos projetos de vida das estudantes. Sentimentos, como a frustração, tristeza, insegurança e vergonha foram verificados como recorrentes, tanto nas estudantes quanto em suas famílias, que vivenciaram um luto simbólico. Por outro lado, foram identificadas estratégias significativas de enfrentamento, como o apoio familiar, a busca por apoio psicológico, a reorganização das rotinas e a reestruturação dos objetivos pessoais. Conclui-se que a evasão, longe de ser um fracasso individual, revela falhas estruturais das instituições e aponta a necessidade de políticas inclusivas que garantam, além do acesso, condições efetivas de permanência e pertencimento para estudantes com deficiência. |
| Palavras-chave | Evasão Escolar, Deficiência, Ensino Superior |
| Forma de apresentação..... | Painel |
| Link para apresentação | Painel |
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