Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20324

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS5
Setor Departamento de Serviço Social
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Primeiro autor Bruno Fernandes Barros
Orientador MARIA DAS DORES SARAIVA DE LORETO
Outros membros Nathalia Dias Pereira Alves Oliveira
Título A evasão do ensino superior sob a perspectiva do estudante com deficiência e de seu familiar: Narrativas dos sentimentos vivenciados e das estratégias de enfrentamento às adversidades
Resumo Este artigo analisa a evasão de estudantes com deficiência no ensino superior, com foco nas vivências emocionais e nas estratégias de enfrentamento adotadas pelos estudantes evadidos e por seus familiares. Estudos evidenciam que a evasão no ensino superior brasileiro é um fenômeno persistente e com diversas particularidades, que desafia a eficácia das políticas públicas de acesso e permanência, especialmente após a expansão das universidades federais e a adoção das ações afirmativas, pois, apesar dos avanços promovidos pelas ações afirmativas e pelas políticas de democratização do ensino, os indicadores de permanência no ensino superior ainda se mostram ínfimos (BRASIL, 2024).
De acordo com o Censo da Educação Superior (BRASIL, 2024), cerca de 28% dos estudantes matriculados em instituições públicas não concluem seus cursos e, no caso de estudantes com deficiência, esse número tende a ser ainda mais expressivo, apontando que, além das limitações estruturais e pedagógicas, existe também os desafios relacionados à inclusão plena desses indivíduos no âmbito educacional (BRASIL, 2020; Diniz; Barbosa; Santos, 2009), além daqueles desafios oriundos de fatores pessoais, vivenciados por cada indivíduo, que podem determinar, como aponta Tinto (2006). a continuidade ou não dos estudos.
A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com duas estudantes com deficiência que ingressaram na Universidade Federal de Viçosa (UFV) por meio de ações afirmativas e evadiram em 2024, bem como dois membros familiares. A análise dos dados ocorreu com base na teoria do estresse e coping de Lazarus e Folkman (1984), que possibilitou compreender os esforços individuais para lidar com as adversidades.
Os resultados evidenciaram que a evasão resultou de vários fatores interligados, como: dificuldades de adaptação acadêmica, barreiras institucionais, ausência de suporte emocional, sobrecarga física e mental, desalinhamento entre os cursos escolhidos, além dos projetos de vida das estudantes. Sentimentos, como a frustração, tristeza, insegurança e vergonha foram verificados como recorrentes, tanto nas estudantes quanto em suas famílias, que vivenciaram um luto simbólico. Por outro lado, foram identificadas estratégias significativas de enfrentamento, como o apoio familiar, a busca por apoio psicológico, a reorganização das rotinas e a reestruturação dos objetivos pessoais.
Conclui-se que a evasão, longe de ser um fracasso individual, revela falhas estruturais das instituições e aponta a necessidade de políticas inclusivas que garantam, além do acesso, condições efetivas de permanência e pertencimento para estudantes com deficiência.
Palavras-chave Evasão Escolar, Deficiência, Ensino Superior
Forma de apresentação..... Painel
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