| Resumo |
Partindo do entendimento de que circulam vários discursos no âmbito religioso e no intento de pesquisar especificamente preleções da Igreja Católica, este trabalho objetiva analisar comparativamente as homilias dos padres Paulo Ricardo e Júlio Lancellotti sobre uma mesma passagem bíblica. Para isso, selecionou-se como "corpus" as homilias desses líderes sobre a passagem bíblica “A cura do Leproso”, na qual um homem com lepra transgride a lei judaica ao se aproximar de Jesus para pedir a sua cura. A hipótese considerada neste estudo é a de que os padres apresentariam abordagens teológicas distintas, dado que um deles adepto ao novo movimento sócio-eclesial da Teologia da Libertação, enquanto o outro busca, em seus enunciados, fazer alusão aos ensinamentos da Sagrada Tradição. A abordagem do primeiro padre constrói uma representação da figura de Jesus Cristo sob uma ótica de amor e compaixão especial pelos pobres e oprimidos, com críticas à realidade social; já a segunda defende que a reta reflexão teológica parte do "auditus fidei", isto é, da Revelação Divina, que aponta a figura de Cristo numa perspectiva divina que transcende à lógica humana. Como aporte teórico e metodológico, utilizamos a Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau (2014, 2019), que considera o discurso como um fenômeno linguageiro que resulta de duas dimensões: a implícita e a explícita ao dizer. Assim, analisamos os discursos dentro do quadro comunicacional determinado pelo autor, que considera os espaços do dizer e do fazer em um ato de linguagem. Além disso, abordamos os princípios contratuais da comunicação, definidos como um conjunto de restrições que codificam toda prática sócio- linguageira, as estratégias discursivas, configuradas como manobras planejadas e executadas no ato de linguagem, pelo locutor, de modo a exercer influências sobre o interlocutor e, por fim, os modos de organização do discurso, relacionados a como o sujeito produtor do discurso molda e organiza a matéria linguística de seus enunciados. A partir das análises empreendidas, observamos que ambos os padres recorrem aos modos de organização do discurso com intencionalidades de construir uma perspectiva comum com seus interlocutores acerca da figura de Jesus Cristo. Percebemos ainda que, quando analisadas em sua materialidade discursiva, as perspectivas apresentadas refletem, respectivamente, os princípios da Teologia da Libertação e da Sagrada Tradição. |