| Resumo |
Este projeto de extensão foi desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no projeto Alfabetização, em uma escola pública do município de Viçosa – MG, com uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental, durante os meses de maio a julho, acontecendo uma vez por semana. Considerando a realidade da instituição e dos alunos, o tema foi elaborado a partir da problematização sobre o consumo excessivo de alimentos industrializados. A alimentação equilibrada é fundamental, sobretudo na infância, período decisivo para o desenvolvimento físico, cognitivo e social, em que a nutrição tem papel essencial na aprendizagem. O projeto teve como objetivo principal conscientizar as crianças quanto à importância de uma alimentação saudável, incentivando boas escolhas alimentares e integrando esses conteúdos às práticas de alfabetização e letramento, visando o desenvolvimento integral. Foram realizados quatro encontros. No primeiro, recolheram-se embalagens dos lanches trazidos de casa para exposição e reflexão, a fim de despertar o senso crítico sobre os alimentos consumidos. Em seguida, promoveu-se uma conversa sobre como o corpo transforma alimentos em energia. No segundo encontro, trabalhou-se o “alfabeto dos alimentos”, utilizando figuras que representavam alimentos iniciados por diferentes letras. Em grupos, as crianças respondiam perguntas como: “Mostre um alimento saudável que comece com uma vogal” ou “Quais desses alimentos são frutas que podem ser consumidas no café da manhã?”, acumulando pontos conforme as respostas. O terceiro encontro propôs que os alunos, divididos em grupos, elaborassem sugestões de refeições ideais, como almoço e café da tarde, apresentando suas escolhas à turma. Por fim, a última atividade foi a brincadeira “Quem sou eu?”, com adivinhações sobre alimentos, nas quais os participantes precisavam identificar o alimento e soletrar seu nome corretamente. Os resultados foram observados ao longo das intervenções, especialmente na mudança de hábitos e comportamentos: os alunos passaram a valorizar lanches mais saudáveis, como frutas, pães e sucos naturais, além de demonstrarem avanços na leitura, escrita e argumentação. Conclui-se, portanto, que a integração entre educação alimentar e práticas de alfabetização possibilita uma aprendizagem efetiva, conectada à realidade dos alunos, promovendo o desenvolvimento de competências cognitivas, sociais e de autocuidado desde os primeiros anos da escolarização. |