| Resumo |
Com vistas a formar cidadãos investigativos e críticos, o processo de ensino-aprendizagem no componente “Ciências” deve ser trabalhado desde o início da Educação Básica (EB). Considerando aspectos da Alfabetização Científica, torna-se interessante compreender não apenas a construção de conceitos, como também questões relacionadas à linguagem no ensino de Ciências, sobretudo nas etapas da Educação Infantil (EI) e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (AIEF). Nesse sentido, elegemos a seguinte questão de estudo: Como se caracterizam as pesquisas que analisam a linguagem no ensino de Ciências nas etapas da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Destarte, o presente estudo, em desenvolvimento, objetiva compreender, a partir de revisões de literatura, o uso de referenciais da linguagem no ensino de Ciências, com recorte nas etapas EI e AIEF. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo-interpretativo, de natureza qualitativa, do tipo revisão bibliográfica sistemática, e que realizar-se-á por meio do método da revisão integrativa, o qual, por sua vez, é composto por seis etapas: i) Identificação do tema e seleção da questão de pesquisa; ii) Estabelecimento dos critérios de inclusão e exclusão; iii) Identificação dos estudos pré-selecionados e selecionados; iv) Categorização dos estudos selecionados; v) Análise e interpretação dos resultados; vi) Apresentação da revisão/síntese do conhecimento. A princípio, esta revisão foi realizada no Portal de Periódicos da CAPES, com recorte de busca voltado a artigos publicados no atual século (2001 a 2024), em periódicos de acesso aberto e no idioma português. Para a definição dos descritores elegemos a seguinte combinação: “ensino de ciências” e “linguagem”, contidos em qualquer campo. Após a leitura dos títulos e resumos, excluímos os artigos que não tinham foco na discussão da EI e AIEF. Como resultado, obtivemos 122 trabalhos, dos quais, seis foram selecionados para análise. Nessa primeira fase, os descritores utilizados foram: ano de publicação; instituição de origem; distribuição geográfica; etapa da EB; e, referências sobre linguagem. Com relação ao ano de publicação, obtivemos estudos entre 2011 e 2024. Quanto à localidade, encontramos estudos na região Sul (4), Nordeste (1) e Centro-Oeste (1). No que se refere aos AIEF, quatro artigos abordam a temática de interesse. Por fim, a respeito das referências teóricas do campo da linguagem, apenas metade dos trabalhos analisados apresentaram estudos com Análise de Discurso, foco da continuidade de nossas investigações no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas e Formação de Profissionais da Educação (GEPPFOR-UFV). Dentre eles, estão: Normann Fairclough, Loris Malaguzzi e Dell Hymes. A partir dos dados iniciais da pesquisa, entendemos que há lacunas no que se refere às questões da linguagem na Pesquisa em ensino de Ciências voltada à EI e aos AIEF. |