| ISSN | 2237-9045 |
|---|---|
| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Pós-graduação |
| Modalidade | Ensino |
| Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
| Área temática | Dimensões Sociais: ODS4 |
| Setor | Departamento de Letras |
| Bolsa | Não se Aplica |
| Conclusão de bolsa | Não |
| Primeiro autor | RONY PETTERSON GOMES DO VALE |
| Orientador | CRISTIANE CATALDI DOS SANTOS PAES |
| Título | PROGRAMA PADAWAN: Programa de formação de Pesquisadores em Análise do Discurso |
| Resumo | Criado em 2023, o Programa PADAWAN é vinculado ao NED (Núcleo de Estudos Discursivos) da UFV e tem como objetivo principal identificar e preparar jovens estudantes de graduação em Letras e áreas afins para o fazer científico e a pesquisa em Análise do Discurso. TRÊS PILARES DO PROGRAMA PADAWAN Semelhantemente ao proposto em o Caminho Jedi, o programa PADAWAN (“aprendiz”) assume três pilares para o desenvolvimento do treinamento dos jovens pesquisadores: i) FORÇA DE VONTADE ligada à energia e à vontade de se tornar um pesquisador. Essa força deve ser sempre motivada no espírito dos jovens, pois é ela quem mantém o trabalho em desenvolvimento, mesmo nos momentos difíceis; ii) BUSCA POR CONHECIMENTO Esse pilar está ligado à ignorância: deve ficar claro que “a ignorância só é motivo de vergonha” quando se opta “por não corrigi-la” (WALLACE, 2015, p. 28-29). Assim, fomentar a busca pelo conhecimento (constante) é uma das tarefas dos “mestres” e uma das obrigações dos padawans; e iii) AUTODISCIPLINA tem-se autodisciplina sempre que se pensar no aprimoramento constante de técnicas de estudo, bem como no desenvolvimento da compreensão da problematização científica em Linguística/Análise do Discurso. ETAPAS DO PROGRAMA E AS METAS O programa PADAWAN é dividido em duas etapas de seis meses de duração: a primeira etapa acontece logo após a identificação dos younglings (“filhotes”). É criado um grupo que mantém encontros semanais, nos quais serão desenvolvidas competências sobre metodologia de pesquisa, os gêneros acadêmicos e o discurso científico, bem como sobre os principais conceitos em Análise do Discurso. Ao final dessa etapa, espera-se que os jovens padawans sejam capazes de: i) refletir sobre o fazer científico em geral; ii) refletir sobre certos princípios em Análise do Discurso; e iii) desenvolver resenhas acadêmico-científicas de livros que têm o potencial de se tornarem foco de problemáticas em Análise do Discurso (e potencialmente corpus da pesquisa). Na segunda etapa, os padawans, ainda em grupo, são apresentados a uma teoria específica em Análise do Discurso (p. ex.: a Teoria Semiolinguística do Discurso) e, com a ajuda de um mestre/doutor, procurarão problematizar um tema em Análise do Discurso. Ao final dessa etapa, espera-se que o padawan seja capaz de desenvolver, sob a orientação de seu mestre, um projeto de pesquisa em Análise do Discurso. Sabedores de que o fazer pesquisa em nosso País passou (e ainda passa) por momentos difíceis, esse programa se apresenta como primeiro passo para se conseguir trazer os jovens graduandos para o ambiente da pesquisa: uma fonte de estímulos renovados para os jovens alcançarem incentivos externos, como bolsas de Iniciação Científica, bem como mérito acadêmico, ao prepará-los para níveis mais avançados como o mestrado e o doutorado. |
| Palavras-chave | Fazer Científico, Discurso Científico, Análise do Discurso |
| Forma de apresentação..... | Vídeo |
| Link para apresentação | Vídeo |
|---|