| Resumo |
A educação somática, possui o papel de agente permissor do autoconhecimento, unindo consciência corporal e movimento, permitindo o desenvolvimento do corpo vivido e experienciado. Por atuar como diretora de um grupo, essa pesquisa teve como objeto de estudo as práticas somáticas aplicadas aos onze intérpretes-criadores do Grupo Sinergia e como objetivo geral verificar como a aplicação de práticas somáticas puderam contribuir no processo de preparação corporal, nos aspectos biomecânicos e no estado de presença para a performance em dança contemporânea. Para tanto, foi aplicado uma proposta de trabalho para a análise dos aspectos biomecânicos, emocionais e do estado de presença dos intérpretes. Como coleta de dados foram feitas a observação dos participantes com registro de informações, análises, considerações e dados pertinentes para a pesquisa, estruturada em um diário de bordo; aplicação de entrevistas abertas com os participantes, no formato de feedback e um Questionário de Avaliação Contextual Investigativa, que busca conhecer aspectos de saúde física e emocional, hábitos, rotina para além do Grupo Sinergia e as características morfocomportamentais relacionadas ao método G.D.S. de cada sujeito. Os dados foram analisados qualitativamente, para permitir que houvesse a formação de reflexões e inferências pessoais, que fundamentaram a característica exploratória pelo viés da pesquisa-ação, o que permitissem que as informações fossem revisitadas a qualquer momento, quando forem necessárias, para o esclarecimento de dúvidas e elaboração de novas propostas, análises e considerações. A aplicação do método G.D.S. foi eficaz para a identificação dos aspectos corporais estudados, auxiliando na investigação das práticas somáticas mais adequadas para a construção do programa de exercícios em dança e somática para a performance em dança. Os resultados foram satisfatórios e demonstraram a efetividade dos programas elaborados. Os participantes que possuem lesões descreveram que compreender o método G.D.S. e as atividades voltadas diretamente para o cuidado do corpo foram essenciais para o processo de recuperação e autocuidado com as áreas lesionadas. Quanto ao estado de presença, o coletivo desenvolveu a capacidade de atenção plena ao ambiente interno e externo, favorecendo os processos do grupo. Com relação à preparação corporal, o autoconhecimento adquirido pelos intérpretes permitiu que eles reconhecessem as reais necessidades do corpo para que alcançassem o melhor tipo de organização para a dança. Os participantes aprenderam a cuidar de si mesmos e a incorporar esses cuidados nos seus processos dentro da dança. |