Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20272

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS1
Setor Departamento de Educação
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Karina de Oliveira Fialho
Orientador EDUARDO SIMONINI LOPES
Título Saúde mental como tramas de vida de estudantes pós-graduandas/os
Resumo Introdução: O conceito de saúde mental é um campo transversal e sofre influência de diversas perspectivas. A relação entre saúde mental e estudantes pode encaminhar para algumas possibilidades, como: a alta prevalência de adoecimentos mentais; multiplicidade de fatores que afetam a saúde mental e o desenvolvimento de uma potência voltada para o bem-estar e a qualidade de vida. Objetivos: possibilitar uma discussão sobre como as composições relacionais no cotidiano das/os estudantes de pós-graduação podem afetar a sua saúde mental. Material e métodos: O presente artigo adotou a metodologia de revisão narrativa, utilizando fontes secundárias na coleta de dados, como artigos acoplados em bases de dados online. Os descritores definidos foram: saúde mental, pós-graduação, estudantes e conceito, recolhendo assim os trabalhos publicados no período de 2018 a 2021, com a seleção de trabalhos publicados no idioma português. Por se tratar de um resumo expandido, foram escolhidos cinco artigos que se alinham aos temas centrais do estudo. Resultados: Encontramos a identificação de uma alta prevalência de transtornos mentais em estudantes universitários quando comparados à população geral. No entanto, também foi possível compreender que a vivência da/o estudante é permeada por uma multiplicidade de elementos que são compositores de sua saúde mental, os quais podem tanto contribuir para o sofrimento quanto favorecer experiências positivas. Assim, a vivência da/o estudante é permeada por uma multiplicidade de elementos, como os aspectos psicológicos, ambientais, fisiológicos, comunitários, sociais, familiares, dentre outros. Nesse cenário, é interessante captar como as/os estudantes vivenciam a adaptação acadêmica, os desafios e as potencialidades dessa experiência, pois assim há possibilidade para constituir estratégias institucionais que podem atuar na promoção do bem-estar destes. Conclusões: A partir do próprio conceito de saúde mental, foi possível captar que as diversas multiplicidades de fatores (biológicos, sociais, culturais, familiares, ambientais, psicológicos, dentre outros) podem atravessar a saúde mental das/os estudantes. O que pode encaminhar para o desenvolvimento de uma potência de vida voltada para a promoção do bem-estar, qualidade de vida ou para o desenvolvimento do sofrimento mental.
Palavras-chave Multiplicidade, movimento, vivência acadêmica
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,69 segundos.