| Resumo |
Introdução: O conceito de saúde mental é um campo transversal e sofre influência de diversas perspectivas. A relação entre saúde mental e estudantes pode encaminhar para algumas possibilidades, como: a alta prevalência de adoecimentos mentais; multiplicidade de fatores que afetam a saúde mental e o desenvolvimento de uma potência voltada para o bem-estar e a qualidade de vida. Objetivos: possibilitar uma discussão sobre como as composições relacionais no cotidiano das/os estudantes de pós-graduação podem afetar a sua saúde mental. Material e métodos: O presente artigo adotou a metodologia de revisão narrativa, utilizando fontes secundárias na coleta de dados, como artigos acoplados em bases de dados online. Os descritores definidos foram: saúde mental, pós-graduação, estudantes e conceito, recolhendo assim os trabalhos publicados no período de 2018 a 2021, com a seleção de trabalhos publicados no idioma português. Por se tratar de um resumo expandido, foram escolhidos cinco artigos que se alinham aos temas centrais do estudo. Resultados: Encontramos a identificação de uma alta prevalência de transtornos mentais em estudantes universitários quando comparados à população geral. No entanto, também foi possível compreender que a vivência da/o estudante é permeada por uma multiplicidade de elementos que são compositores de sua saúde mental, os quais podem tanto contribuir para o sofrimento quanto favorecer experiências positivas. Assim, a vivência da/o estudante é permeada por uma multiplicidade de elementos, como os aspectos psicológicos, ambientais, fisiológicos, comunitários, sociais, familiares, dentre outros. Nesse cenário, é interessante captar como as/os estudantes vivenciam a adaptação acadêmica, os desafios e as potencialidades dessa experiência, pois assim há possibilidade para constituir estratégias institucionais que podem atuar na promoção do bem-estar destes. Conclusões: A partir do próprio conceito de saúde mental, foi possível captar que as diversas multiplicidades de fatores (biológicos, sociais, culturais, familiares, ambientais, psicológicos, dentre outros) podem atravessar a saúde mental das/os estudantes. O que pode encaminhar para o desenvolvimento de uma potência de vida voltada para a promoção do bem-estar, qualidade de vida ou para o desenvolvimento do sofrimento mental. |