Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20261

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Comunicação Social
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Vitória Aparecida de Almeida Pereira
Orientador HENRIQUE MOREIRA MAZETTI
Título Por dentro da performance: os sentidos da autenticidade de Jojo Todynho
Resumo Nosso principal objetivo nesta pesquisa foi analisar como o ideal de autenticidade é mobilizado na construção da figura pública de Jojo Todynho. Para tanto, amparados nas noções de sinceridade e autenticidade discutidas por Guignon (2004), Taylor (2007 e 2011) e Trilling (2014), fizemos um breve resgate de como o ideal se popularizou e adquiriu os contornos contemporâneos (Boltanski e Chiapello, 2009). Então, apoiados, também, nos estudos de Campanella (2012), Vaz (2014), Sibilia (2015) e Mazetti (2024) sobre o conceito de autenticidade no campo da Comunicação e das mídias, discutimos suas transformações e relação com a performance. A partir disso, buscamos na imprensa por matérias jornalísticas capazes de articular a ideia de que a influenciadora é autêntica. Então, inspirados nas técnicas da análise de conteúdo, analisamos 20 conteúdos jornalísticos entre os gêneros reportagem, notícia, coluna e artigo de opinião, produzidos entre os anos de 2018 e 2024. Concentramos as buscas naquelas matérias que aparecem nas páginas principais do Google quando seu nome é pesquisado; mas, também, naquelas que são resultado de uma busca mais refinada através do Google Notícias. A partir dos dados levantados, foi possível identificar dois eixos nos quais a autenticidade é mobilizada na figura de Jojo Todynho: autenticidade como marketing e autenticidade como fidelidade às origens. Nesse momento, damos foco especial aos acontecimentos e notícias de 2024, ano em que a influenciadora se envolveu em um grande número de polêmicas. Concluímos, assim, que quando no campo da autenticidade como marketing, Jojo mobiliza os sentidos de diversidade, coragem e verdade como intrínsecos a ela, o que permite que tais sentidos sejam estendidos às parcerias da artista, fazendo com que as marcas com que se relaciona também sejam vistas como autênticas. Por fim, percebemos que no campo da autenticidade como fidelidade às origens, Todynho, conscientemente ou não, usa do conceito para legitimar suas ações e o faz em circunstâncias nas quais enxerga o outro como cerceador de sua autenticidade.
Palavras-chave Autenticidade, Figuras Públicas, Performance
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,72 segundos.