Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20226

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Educação
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Ramilla Silva Reis
Orientador RITA MARCIA ANDRADE VAZ DE MELLO
Outros membros Adriana Andreia da Silva Stanciola, Esmeralda Graciano Macedo, Sidney Pires Martins
Título A gamificação como ferramenta pedagógica no processo de alfabetização: projeto brincando com as letras
Resumo O trabalho tem o objetivo de evidenciar o projeto Brincando com as Letras, desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), voltado para uma turma do primeiro ano do ensino fundamental ,o projeto foi realizado ao longo do primeiro semestre de 2025 em escola municipal de Viçosa- MG. A proposta surgiu através da compreensão da gamificação como uma ferramenta importante no processo de alfabetização das crianças, visto que favorece no desenvolvimento de habilidades como a criatividade, a memória, o raciocínio lógico e gera engajamento que são competências essenciais para uma aprendizagem significativa nos anos iniciais da educação básica. As atividades do projeto foram desenvolvidas semanalmente por meio de jogos pedagógicos, desafios e atividades lúdicas relacionadas aos conteúdos de alfabetização trabalhados em sala. Os resultados observados foram de maior participação das crianças nas atividades, aumento da concentração, melhor compreensão sobre o uso das letras para a formação de palavras e leitura, além de avanços no trabalho coletivo. Mediante essas metodologias utilizadas a criança se torna protagonista de sua aprendizagem pois passa a participar ativamente do seu processo formativo. Sendo assim, o projeto destaca que a gamificação aliada com a alfabetização pode contribuir de forma significativa para o desenvolvimento integral da criança visto que potencializa as dimensões cognitivas, sociais, emocionais, psicomotores e culturais, respeitando as singularidade e a individualidade das crianças, tornando o ensino divertido e interessante. Portanto, o projeto Brincando com as Letras visa reafirmar o papel da gamificação como metodologia eficaz no processo de alfabetização. Além disso, o projeto possibilitou aos bolsistas do PIBID uma vivência prática e reflexiva sobre os desafios da alfabetização, fortalecendo o diálogo entre teoria e prática, promovendo a formação docente inicial e despertando o compromisso com a educação pública.
Palavras-chave Alfabetização, Atividades gamificadas, Educação Tecnológica
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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