| Resumo |
O trabalho tem o objetivo de evidenciar o projeto Brincando com as Letras, desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), voltado para uma turma do primeiro ano do ensino fundamental ,o projeto foi realizado ao longo do primeiro semestre de 2025 em escola municipal de Viçosa- MG. A proposta surgiu através da compreensão da gamificação como uma ferramenta importante no processo de alfabetização das crianças, visto que favorece no desenvolvimento de habilidades como a criatividade, a memória, o raciocínio lógico e gera engajamento que são competências essenciais para uma aprendizagem significativa nos anos iniciais da educação básica. As atividades do projeto foram desenvolvidas semanalmente por meio de jogos pedagógicos, desafios e atividades lúdicas relacionadas aos conteúdos de alfabetização trabalhados em sala. Os resultados observados foram de maior participação das crianças nas atividades, aumento da concentração, melhor compreensão sobre o uso das letras para a formação de palavras e leitura, além de avanços no trabalho coletivo. Mediante essas metodologias utilizadas a criança se torna protagonista de sua aprendizagem pois passa a participar ativamente do seu processo formativo. Sendo assim, o projeto destaca que a gamificação aliada com a alfabetização pode contribuir de forma significativa para o desenvolvimento integral da criança visto que potencializa as dimensões cognitivas, sociais, emocionais, psicomotores e culturais, respeitando as singularidade e a individualidade das crianças, tornando o ensino divertido e interessante. Portanto, o projeto Brincando com as Letras visa reafirmar o papel da gamificação como metodologia eficaz no processo de alfabetização. Além disso, o projeto possibilitou aos bolsistas do PIBID uma vivência prática e reflexiva sobre os desafios da alfabetização, fortalecendo o diálogo entre teoria e prática, promovendo a formação docente inicial e despertando o compromisso com a educação pública. |