| ISSN | 2237-9045 |
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| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Pós-graduação |
| Modalidade | Pesquisa |
| Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
| Área temática | Dimensões Sociais: ODS4 |
| Setor | Departamento de Letras |
| Bolsa | Não se Aplica |
| Conclusão de bolsa | Não |
| Primeiro autor | Felipe Cardoso dos Santos |
| Orientador | RONY PETTERSON GOMES DO VALE |
| Título | Para além da zona cinzenta entre o erotismo e a pornografia: uma análise da representação das relações sexuais em Cinquenta Tons de Cinza |
| Resumo | Este projeto propõe uma análise discursiva da representação das relações sexuais no romance "Cinquenta Tons de Cinza", de Erika L. James. O objetivo é investigar como as práticas sexuais relacionadas ao BDSM (Bondage, Disciplina, Dominação, Submissão, Sadismo e Masoquismo) são construídas discursivamente. O romance, inicialmente publicado como fanfic da saga "Crepúsculo", tornou-se um fenômeno editorial, gerando debates sobre as fronteiras entre erotismo, pornografia, violência e romantismo. Parte-se da hipótese de que as práticas sexuais descritas na obra, apesar de apresentadas como consensuais, podem revelar formas sutis de violência verbal e vitimização, especialmente através da dinâmica discursiva entre os personagens principais, Christian Grey e Anastasia Steele. Para realizar essa análise, utiliza-se a metodologia da Análise do Discurso de tradição francesa, fundamentada na Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau. A análise estrutura-se a partir do conceito de Ato de Linguagem, envolvendo sujeitos comunicantes (autora), enunciadores (narradora Anastasia) e seus respectivos interpretantes e destinatários. Conceitos centrais dessa abordagem incluem o Contrato de Comunicação, que organiza a troca discursiva e as expectativas mútuas, e a Mise en Scène, encenação simbólica que articula papéis e intencionalidades. Na análise proposta, aplicam-se os Modos de Organização do Discurso (MODs): o Narrativo, que aborda a sucessão cronológica e evolução da protagonista; o Descritivo, que detalha ambientes e personagens; e o Enunciativo, que expõe a posição subjetiva da narradora através do uso de modalizadores e subcategorias discursivas específicas (Alocutivo, Elocutivo, Delocutivo). Identificam-se no corpus elementos discursivos que reforçam estereótipos e revelam tensões entre consentimento e manipulação. Christian Grey é discursivamente caracterizado como dominante, impondo regras que regulam não apenas as práticas sexuais, mas também a comunicação cotidiana com Anastasia. Anastasia, por outro lado, frequentemente é posicionada discursivamente como submissa, expressando-se por meio de hesitações, questionamentos e emoções conflitantes narradas em primeira pessoa. Espera-se que este estudo contribua para uma compreensão mais crítica das representações da sexualidade na literatura comercial, promovendo reflexões sobre a influência dos discursos literários nos imaginários sociais contemporâneos relacionados às relações íntimas. Ao analisar os aspectos discursivos presentes na obra, busca-se compreender como essas representações literárias da sexualidade podem influenciar percepções sociais sobre consentimento e dinâmicas interpessoais, problematizando o papel da literatura comercial na construção de expectativas comportamentais e afetivas. |
| Palavras-chave | semiolinguística, violência verbal, BDSM |
| Forma de apresentação..... | Vídeo |
| Link para apresentação | Vídeo |
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