Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20185

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Letras
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Felipe Cardoso dos Santos
Orientador RONY PETTERSON GOMES DO VALE
Título Para além da zona cinzenta entre o erotismo e a pornografia: uma análise da representação das relações sexuais em Cinquenta Tons de Cinza
Resumo Este projeto propõe uma análise discursiva da representação das relações sexuais no romance "Cinquenta Tons de Cinza", de Erika L. James. O objetivo é investigar como as práticas sexuais relacionadas ao BDSM (Bondage, Disciplina, Dominação, Submissão, Sadismo e Masoquismo) são construídas discursivamente. O romance, inicialmente publicado como fanfic da saga "Crepúsculo", tornou-se um fenômeno editorial, gerando debates sobre as fronteiras entre erotismo, pornografia, violência e romantismo. Parte-se da hipótese de que as práticas sexuais descritas na obra, apesar de apresentadas como consensuais, podem revelar formas sutis de violência verbal e vitimização, especialmente através da dinâmica discursiva entre os personagens principais, Christian Grey e Anastasia Steele.
Para realizar essa análise, utiliza-se a metodologia da Análise do Discurso de tradição francesa, fundamentada na Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau. A análise estrutura-se a partir do conceito de Ato de Linguagem, envolvendo sujeitos comunicantes (autora), enunciadores (narradora Anastasia) e seus respectivos interpretantes e destinatários. Conceitos centrais dessa abordagem incluem o Contrato de Comunicação, que organiza a troca discursiva e as expectativas mútuas, e a Mise en Scène, encenação simbólica que articula papéis e intencionalidades.
Na análise proposta, aplicam-se os Modos de Organização do Discurso (MODs): o Narrativo, que aborda a sucessão cronológica e evolução da protagonista; o Descritivo, que detalha ambientes e personagens; e o Enunciativo, que expõe a posição subjetiva da narradora através do uso de modalizadores e subcategorias discursivas específicas (Alocutivo, Elocutivo, Delocutivo). Identificam-se no corpus elementos discursivos que reforçam estereótipos e revelam tensões entre consentimento e manipulação. Christian Grey é discursivamente caracterizado como dominante, impondo regras que regulam não apenas as práticas sexuais, mas também a comunicação cotidiana com Anastasia. Anastasia, por outro lado, frequentemente é posicionada discursivamente como submissa, expressando-se por meio de hesitações, questionamentos e emoções conflitantes narradas em primeira pessoa.
Espera-se que este estudo contribua para uma compreensão mais crítica das representações da sexualidade na literatura comercial, promovendo reflexões sobre a influência dos discursos literários nos imaginários sociais contemporâneos relacionados às relações íntimas. Ao analisar os aspectos discursivos presentes na obra, busca-se compreender como essas representações literárias da sexualidade podem influenciar percepções sociais sobre consentimento e dinâmicas interpessoais, problematizando o papel da literatura comercial na construção de expectativas comportamentais e afetivas.
Palavras-chave semiolinguística, violência verbal, BDSM
Forma de apresentação..... Vídeo
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