| Resumo |
Vivemos em uma sociedade cada vez mais atravessada pelas tecnologias digitais, exigindo da população, especialmente em ambientes escolares, um conjunto de habilidades que vão além do uso funcional de ferramentas. Trata-se de promover o letramento digital com base crítica, ética e consciente desde as bases da escolarização. Diante desse cenário, este Projeto de Conclusão de Curso Técnico (PCCT), vinculado ao projeto de extensão “A educação tecnológica do IFAM - Campus Tefé: catalisando ações de ensino e aprendizagem sobre as tecnologias digitais no Médio Solimões”, tem como objetivo mapear as habilidades digitais da comunidade acadêmica do Instituto Federal do Amazonas – Campus Tefé, composta por estudantes, docentes, técnicos administrativos e servidores terceirizados. Este projeto faz parte dos pré-requisitos necessários para a obtenção do título de técnico de informática da aludida instituição. A pesquisa parte do reconhecimento da importância da inclusão digital e da atuação ativa das instituições de ensino na formação de cidadãos capazes de compreender e transformar a realidade digital em que estão inseridos. Para alcançar esse objetivo, foi utilizada uma abordagem qualitativa descritiva, com a aplicação de um questionário semiestruturado enviado por meio dos grupos institucionais de WhatsApp, com previsão de aplicação direta quando necessário. O referencial teórico sustenta-se em autores como Bauerlein (2008), que problematiza os impactos negativos do uso não reflexivo da tecnologia e Hauly (2016), que enfatiza a necessidade de se compreender as tecnologias para que seu uso em sala de aula seja efetivo. Também utilizou-se a Base Nacional Comum Curricular - Computação (Brasil, 2022), que reconhece a computação como eixo essencial na educação básica. Até o presente momento, o projeto teve 125 respondentes e os resultados parciais, uma vez que o projeto ainda encontra-se em andamento, demonstram que, embora muitos cidadãos tenham acesso às tecnologias, ainda existem fragilidades relacionadas ao seu uso crítico e pedagógico, evidenciando desigualdades formativas e barreiras na apropriação significativa das ferramentas digitais para além da instrumentalização das tecnologias digitais. Conclui-se que o mapeamento das habilidades digitais é uma etapa fundamental para propor intervenções formativas no âmbito institucional, contribuindo para o fortalecimento de uma cultura digital inclusiva e reflexiva, capaz de potencializar aprendizagens e ampliar a atuação cidadã de toda a comunidade do IFAM. |