Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20159

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Educação
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Jéssica Soares de Paula
Orientador EMERSON NUNES DA COSTA GONCALVES
Outros membros DAIANE CENACHI BARCELOS
Título Ser educadora em construção: vivências de uma estudante da Licena/UFV no Estágio Supervisionado II
Resumo Este trabalho apresenta o relato de experiência do Estágio Supervisionado II da disciplina ENA 441, do curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza da UFV. Compreendido em 105 horas, divididas entre observações e regências, o estágio foi desenvolvido em uma escola pública, localizada na cidade de Viçosa-MG. O objetivo principal foi proporcionar a vivência em sala de aula, isto é, a junção de conhecimento teórico adquirido durante o processo de formação na graduação, com a prática. As observações no ambiente escolar foram essenciais para que eu compreendesse o funcionamento da escola, percebi que a escola é bem organizada, os alunos com necessidades especiais têm professoras de apoio, que contribuem no desenvolvimento escolar com várias atividades pedagógicas. A estrutura física da escola é bem espaçosa, possui quadras para atividades recreativas e físicas, pátio, refeitório, sala de informática, biblioteca e sala de laboratório. Além disso, possui várias salas de aulas, mas muito cheias variando em 30 a 40 alunos, tornando-se um desafio para o professor como pude acompanhar durante a realização do estágio. Há uma dificuldade grande em conseguir controlar a turma e ministrar as aulas. Ao acompanhar as aulas de ciências nas turmas do 6º e 7º ano, percebi que nesta etapa as turmas são muito dispersas, elas possuem interesse em conversar e criar vínculos de amizades. Durante o processo ia me questionando e refletindo como poderia organizar as minhas regências, relembrando que sempre tive o desejo de ter esta experiência da docência, principalmente com o ensino fundamental anos finais. Mesmo com muitos desafios e até mesmo com as minhas inseguranças, utilizei de metodologias diferenciadas que estimularam a curiosidade, e o interesse deles para o aprendizado. Ministrei aulas sobre os solos para a turma do 6ºano e na turma do 7º ano com conteúdos relacionados a estrutura das flores, frutos e sementes. Fiz uma divisão em grupo e levei amostras de solos para a turma do 6ºano fazerem observações de acordo com o conteúdo proposto. Na turma 7º ano levei diferentes tipos de flores para analisarem as suas características e suas partes. As atividades de perguntas, produção de texto e desenhos foram produzidas em ambas turmas de acordo com o conteúdo estudado. As vivências que o Estágio Supervisionado II me proporcionou foram importantes para o processo de minha formação como futura professora de ciências. A dinâmica de sala de aula, me fez compreender que ser educador vai além de simplesmente elaborar planos de aula, é preciso ter o olhar atento a cada acontecimento na sala, principalmente ter disciplina para organizar os alunos para determinadas atividades. É preciso ter compreensão para diferentes situações, saber acolher e ter empatia, mas também saber a hora de impor limites. É não se deixar levar pela rotina, tentar inovar em alguns conteúdos para que as aulas sejam mais interessantes permitindo a formação crítica dos estudantes.
Palavras-chave Vivências, Estágio, Aprendizados.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,76 segundos.