| Resumo |
Este trabalho apresenta o relato de experiência do Estágio Supervisionado II da disciplina ENA 441, do curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza da UFV. Compreendido em 105 horas, divididas entre observações e regências, o estágio foi desenvolvido em uma escola pública, localizada na cidade de Viçosa-MG. O objetivo principal foi proporcionar a vivência em sala de aula, isto é, a junção de conhecimento teórico adquirido durante o processo de formação na graduação, com a prática. As observações no ambiente escolar foram essenciais para que eu compreendesse o funcionamento da escola, percebi que a escola é bem organizada, os alunos com necessidades especiais têm professoras de apoio, que contribuem no desenvolvimento escolar com várias atividades pedagógicas. A estrutura física da escola é bem espaçosa, possui quadras para atividades recreativas e físicas, pátio, refeitório, sala de informática, biblioteca e sala de laboratório. Além disso, possui várias salas de aulas, mas muito cheias variando em 30 a 40 alunos, tornando-se um desafio para o professor como pude acompanhar durante a realização do estágio. Há uma dificuldade grande em conseguir controlar a turma e ministrar as aulas. Ao acompanhar as aulas de ciências nas turmas do 6º e 7º ano, percebi que nesta etapa as turmas são muito dispersas, elas possuem interesse em conversar e criar vínculos de amizades. Durante o processo ia me questionando e refletindo como poderia organizar as minhas regências, relembrando que sempre tive o desejo de ter esta experiência da docência, principalmente com o ensino fundamental anos finais. Mesmo com muitos desafios e até mesmo com as minhas inseguranças, utilizei de metodologias diferenciadas que estimularam a curiosidade, e o interesse deles para o aprendizado. Ministrei aulas sobre os solos para a turma do 6ºano e na turma do 7º ano com conteúdos relacionados a estrutura das flores, frutos e sementes. Fiz uma divisão em grupo e levei amostras de solos para a turma do 6ºano fazerem observações de acordo com o conteúdo proposto. Na turma 7º ano levei diferentes tipos de flores para analisarem as suas características e suas partes. As atividades de perguntas, produção de texto e desenhos foram produzidas em ambas turmas de acordo com o conteúdo estudado. As vivências que o Estágio Supervisionado II me proporcionou foram importantes para o processo de minha formação como futura professora de ciências. A dinâmica de sala de aula, me fez compreender que ser educador vai além de simplesmente elaborar planos de aula, é preciso ter o olhar atento a cada acontecimento na sala, principalmente ter disciplina para organizar os alunos para determinadas atividades. É preciso ter compreensão para diferentes situações, saber acolher e ter empatia, mas também saber a hora de impor limites. É não se deixar levar pela rotina, tentar inovar em alguns conteúdos para que as aulas sejam mais interessantes permitindo a formação crítica dos estudantes. |