Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20138

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Letras
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Primeiro autor Maria Clara Barbosa Bernardo
Orientador NATALIA GONCALVES DE SOUZA SANTOS
Título Especulações acerca da contística ultrarromântica: o conto de estudante
Resumo Especular as configurações da contística, desde o século XIX até os dias atuais, tem se mostrado uma tarefa inquietante, difusa e complexa para críticos e para contistas, sendo que, segundo a maioria desses, o aspecto da extensão não seria suficiente para a visada definição do conto. Dado esse cenário, em meio a um oitocentismo marcado pelo florescimento da teorização do conto moderno, situava-se, no contexto brasileiro, uma produção romântica dotada de uma indefinição e um hibridismo no tratamento desse gênero narrativo. Afinal, se no mundo literário contemporâneo, a incumbência de definir-se o conto é desafiadora, no Romantismo, isso se apresentava em agudeza. No entanto, essa dificuldade não impedia os românticos da chamada segunda geração de utilizarem a palavra conto para intitularem suas obras ou, em um viés metaliterário, para discutir-se literatura. Fato é que uma polissemia acompanhava a concepção deste termo tanto nos contos que não foram “consagrados” pela crítica — disponíveis na Hemeroteca Digital, da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro — quanto nas obras canônicas, disponíveis nas antologias. Deve-se dizer que, para além de mencionarem o gênero, estavam também produzindo-o. Interessa-nos perceber em que medida esse momento embrionário da produção de conto moderno afeta-o no seu caráter estrutural. Para além do aspecto formal, há de se dizer que nas antologias delinearam-se temáticas caras à produção do conto brasileira, mas, ao observar determinados contos, percebe-se que um tema importante não se mostra contemplado nelas: a vida estudantil, o que se apresenta como um dos pontos de partida deste trabalho. Especificar o que seria o ‘conto acadêmico’ apresenta-se como objetivo principal, pensando em como esse possível subgênero se afasta ou não dos demais produzidos no romantismo brasileiro. Finalmente, comparar as propriedades temáticas e estruturais dos contos analisados com os contemporâneos poderá revelar intersecções, rupturas e transformações da contística.
Palavras-chave Ultrarromantismo, Periodismo acadêmico, conto de estudante
Forma de apresentação..... Vídeo
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