Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20251

Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Letras
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Débora Bicalho Silva
Orientador ANA CAROLINA GONCALVES REIS
Título Os imaginários sociodiscursivos sobre Deus construídos na obra “O Discípulo da Madrugada”, de Padre Fábio de Melo
Resumo Nossa proposta para este simpósio é apresentar o projeto de Iniciação Científica que será desenvolvido a partir de julho de 2025, na UFV, intitulado “Os imaginários sociodiscursivos sobre Deus construídos na obra ‘O Discípulo da Madrugada’, de Padre Fábio de Melo”. Inserida na seara religiosa cristã católica e no âmbito do discurso religioso, “O Discípulo da Madrugada” é uma obra ficcional de autoria de Padre Fábio de Melo, a qual constitui o corpus de análise dessa pesquisa. O livro possui como enredo a narração da experiência de encontro da divindade Jesus Cristo com um homem cujo nome não é exposto, mas que é nomeado como “O Discípulo da Madrugada”. Situados no mesmo período histórico, ambos estabelecem diálogos e discutem acerca das dimensões que permeiam o divino, abordando questões sobre a natureza de Deus. Ao tematizarem tal divindade em seus discursos, os personagens, da mesma forma que o narrador da obra, sujeitos da instância de produção do dizer, delineiam determinadas formas de significar Deus, ou seja, determinados imaginários sociodiscursivos sobre essa entidade. Tendo isso em vista, o projeto possui como objetivo central analisar, com base na Análise do Discurso, na Semiolinguística, do linguista francês Patrick Charaudeau, como os imaginários sociodiscursivos sobre a entidade Deus são mobilizados no projeto de escritura de Padre Fábio de Melo na obra “O Discípulo da Madrugada”. O conceito de imaginários sociodiscursivos, de autoria de Patrick Charaudeau, diz respeito a concepções estruturadas e compartilhadas em sociedade, as quais tecem significâncias sobre a realidade (fatos, fenômenos, seres) que permeia a vida humana. Dito de outra forma, são construções simbólicas de uma dada coletividade, construções estas que se materializam na linguagem e circulam na forma de discursos. Investigar os imaginários, notadamente no caso desta investigação, sobre Deus, torna-se relevante para compreender como essa entidade é imaginada, representada, em particular, no seio do catolicismo brasileiro, considerando o grande número de adeptos dessa religião em nosso país. Ademais, examinar tais imaginários nos apontará para a compreensão de quais crenças e valores são engendrados por determinado grupo católico, do qual Padre Fábio de Melo faz parte, uma vez que os imaginários revelam como uma comunidade concebe, classifica e cria valorações sobre o mundo que a cerca. De natureza qualitativa, a pesquisa focaliza as categorias: Situação de Comunicação, Sujeitos do Ato de Linguagem, Contrato Comunicacional, Modos de Organização do Discurso e Imaginários Sociodiscursivos. Essas categorias são conceituações centrais da Teoria Semiolinguística e compõem o instrumento teórico e metodológico de análises do corpus. A partir da materialidade linguageira, temos como intuito investigar as modalidades de discurso que evidenciam a maneira como são estruturados e construídos os imaginários acerca de Deus na obra estudada.
Palavras-chave Análise do Discurso, Teoria Semiolinguística, Imaginários Sociodiscursivos.
Apresentações
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