Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20250

Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Educação
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Leticia Pereira de Almeida
Orientador REJANE WAIANDT SCHUWARTZ DE CARVALHO FARIA
Título Robótica Educacional na Formação Continuada Docente como estratégia para o desenvolvimento do Pensamento Computacional
Resumo Essa pesquisa emerge no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa. O tema de estudo é a formação continuada de professores para o ensino de Robótica nas escolas e como isso pode contribuir para o desenvolvimento do Pensamento Computacional dos alunos. Em um cenário educacional em constante transformação, capacitar os docentes para lidar com novas ferramentas pedagógicas, como a Robótica Educacional, é um passo importante para garantir práticas de ensino atrativas, significativas e alinhadas às competências do século XXI. A formação continuada de professores é fundamental para promover a inovação e a qualidade do ensino, especialmente com o uso crescente das tecnologias digitais na educação. Nesse sentido, a Robótica Educacional surge como uma estratégia eficaz para engajar os alunos e desenvolver o Pensamento Computacional, uma competência valorizada pela BNCC. Segundo Papert (2008), os computadores favorecem novas formas de aprender por meio do construcionismo, que defende que os alunos aprendem melhor construindo algo significativo. Assim, a Robótica se alinha a essa abordagem. Já o Pensamento Computacional, conforme definido por Wing (2006), consiste em resolver problemas complexos por meio de estratégias como decomposição, abstração, reconhecimento de padrões e análise de soluções, utilizando o raciocínio lógico e a linguagem matemática. Nesse sentido, o uso da Robótica como recurso didático favorece o desenvolvimento do pensamento cognitivo e a aprendizagem ativa, colaborativa e interdisciplinar. Nesse contexto, integrando as referidas temáticas, o objetivo desse trabalho é analisar as contribuições da formação continuada de professores para a implementação da Robótica Educacional como estratégia de desenvolvimento do Pensamento Computacional nos Anos Finais do Ensino fundamental. Os objetivos específicos são: discutir a relevância da formação continuada de professores a partir de um minicurso de formação continuada de professores para o ensino de Robótica nos Anos Finais do Ensino Fundamental; e compreender como a Robótica Educacional contribui para o desenvolvimento do Pensamento Computacional. Dessa forma, a pesquisa propõe caminhos para a valorização e o aprimoramento da prática docente por meio da construção e implementação de um minicurso de formação continuada. O projeto irá oferecer aos professores participantes uma oportunidade de desenvolver competências técnicas e pedagógicas voltadas ao uso da Robótica, promovendo a autonomia e a confiança para integrar essa tecnologia ao currículo escolar. Ademais, ao fomentar o uso da Robótica como ferramenta de ensino, a pesquisa irá contribuir para a democratização do acesso às tecnologias educacionais e para a formação de estudantes preparados para os desafios do mundo digital. O desenvolvimento do Pensamento Computacional, nesse sentido, é uma forma de ampliar as oportunidades educacionais, desenvolvendo a criatividade e o raciocínio dos estudantes.
Palavras-chave Robótica Educacional, formação de professores, Pensamento Computacional.
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