Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20225

Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Educação
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Fernanda Luiza Alves
Orientador CRISTIANE APARECIDA BAQUIM
Título Papel da gestão escolar nos processos avaliativos externos de uma escola pública do estado de Minas Gerais
Resumo A gestão escolar no Brasil, segundo Nascimento (2024), surgiu ainda no período imperial nas escolas denominadas de “primeiras letras” e atualmente desempenha um papel nas escolas que transita entre a dicotomia administrativa e pedagógica. Um dos principais papéis da gestão escolar é fazer com que, de fato, os protagonistas (estudantes) que frequentam as escolas recebam uma educação de qualidade, aprendendo os conteúdos trabalhados no “chão da sala”. Além disso, é importante destacar que: “dito de modo simples e resumido, avaliar é, a partir de determinados critérios, observar de modo analítico e crítico um objeto, um processo, um produto, pessoas ou instituições, o que permite emitir um juízo de valor ou um julgamento sobre o que está sendo avaliado […].(Nascimento, 2024, p. 138-139).
Diante disso, as avaliações educacionais nas escolas do Brasil são um instrumento comum, que são utilizadas para medir o rendimento e o desempenho dos estudantes. A partir da década de 1990 são instituídas também as avaliações externas, a fim de avaliar a qualidade da educação nacional e buscar avanços, através dos indicadores de fluxo e rendimento, gerando o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) das instituições de ensino.
De acordo com o exposto anteriormente, é possível traçar uma relação entre gestão escolar e as avaliações externas, visto que ambos conceitos estão diretamente relacionados com a qualidade da educação almejada e com a ideia de eficiência. Por isso, o seguinte trabalho busca compreender como a gestão escolar se mobiliza internamente com a chegada das avaliações externas e como é a relação do(a) gestor(a) escolar frente as avaliações em larga escala. Para isso, será realizada uma análise qualitativa sobre os resultados do SAEB dos últimos 5 anos (2015,2017,2019,2021 e 2023) da escola pública do município de Coimbra-MG, visto que os números sofrem oscilações ao longo dos anos. Somado a isso, a pesquisa também trará contribuições reais, através da entrevista de forma semiestruturada com o(a) diretor(a), sendo um importante norteador para assimilar os vínculos entre a gestão escolar e as avaliações externas, colaborando para as reflexões finais da pesquisa.
Palavras-chave Gestão escolar, avaliações externas, qualidade.
Apresentações
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