Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
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Nível | Graduação |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Dimensões Sociais: ODS4 |
Setor | Departamento de Educação |
Bolsa | Não se Aplica |
Conclusão de bolsa | Não |
Primeiro autor | Fernanda Luiza Alves |
Orientador | CRISTIANE APARECIDA BAQUIM |
Título | Papel da gestão escolar nos processos avaliativos externos de uma escola pública do estado de Minas Gerais |
Resumo | A gestão escolar no Brasil, segundo Nascimento (2024), surgiu ainda no período imperial nas escolas denominadas de “primeiras letras” e atualmente desempenha um papel nas escolas que transita entre a dicotomia administrativa e pedagógica. Um dos principais papéis da gestão escolar é fazer com que, de fato, os protagonistas (estudantes) que frequentam as escolas recebam uma educação de qualidade, aprendendo os conteúdos trabalhados no “chão da sala”. Além disso, é importante destacar que: “dito de modo simples e resumido, avaliar é, a partir de determinados critérios, observar de modo analítico e crítico um objeto, um processo, um produto, pessoas ou instituições, o que permite emitir um juízo de valor ou um julgamento sobre o que está sendo avaliado […].(Nascimento, 2024, p. 138-139). Diante disso, as avaliações educacionais nas escolas do Brasil são um instrumento comum, que são utilizadas para medir o rendimento e o desempenho dos estudantes. A partir da década de 1990 são instituídas também as avaliações externas, a fim de avaliar a qualidade da educação nacional e buscar avanços, através dos indicadores de fluxo e rendimento, gerando o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) das instituições de ensino. De acordo com o exposto anteriormente, é possível traçar uma relação entre gestão escolar e as avaliações externas, visto que ambos conceitos estão diretamente relacionados com a qualidade da educação almejada e com a ideia de eficiência. Por isso, o seguinte trabalho busca compreender como a gestão escolar se mobiliza internamente com a chegada das avaliações externas e como é a relação do(a) gestor(a) escolar frente as avaliações em larga escala. Para isso, será realizada uma análise qualitativa sobre os resultados do SAEB dos últimos 5 anos (2015,2017,2019,2021 e 2023) da escola pública do município de Coimbra-MG, visto que os números sofrem oscilações ao longo dos anos. Somado a isso, a pesquisa também trará contribuições reais, através da entrevista de forma semiestruturada com o(a) diretor(a), sendo um importante norteador para assimilar os vínculos entre a gestão escolar e as avaliações externas, colaborando para as reflexões finais da pesquisa. |
Palavras-chave | Gestão escolar, avaliações externas, qualidade. |
Apresentações |
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