Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
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Nível | Graduação |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática | Dimensões Sociais: ODS4 |
Setor | Departamento de Matemática |
Bolsa | FAPEMIG |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | FAPEMIG |
Primeiro autor | Ana Luiza Dias Franco |
Orientador | REJANE WAIANDT SCHUWARTZ DE CARVALHO FARIA |
Título | Investigações Matemáticas e Robótica Educacional no Contexto Escolar |
Resumo | A construção de um futuro sustentável passa pela integração entre ciência, educação e tecnologia. Nesse contexto, a robótica educacional se destaca como ferramenta interdisciplinar que estimula o pensamento computacional, o engajamento dos estudantes e o desenvolvimento de soluções criativas para problemas reais. Buscando atuar em consonância com essas tecnologias, a pesquisa em desenvolvimento realiza uma revisão teórico-metodológica com foco em pensamento computacional, teorias de aprendizagem, história da robótica e os desafios e possibilidades da Robótica Educacional. Cabe esclarecer que a Robótica é um ramo da tecnologia que utiliza partes mecânicas e peças motorizadas, com acionamento automático ou manual por meio de programação. De acordo com D’Abreu (2020) Robótica Educacional consiste em utilizar abordagens da robótica industrial em um contexto no qual as atividades de construção, automação e controle de dispositivos robóticos propiciam aplicação concreta de conceitos em um ambiente de ensino e de aprendizagem. Embora a Robótica Educacional proporcione um ambiente criativo, estimulante e técnico, poucas escolas a integram à aprendizagem de conhecimentos específicos. As atividades iniciais concentraram-se na leitura e análise de documentos oficiais, como a BNCC e os PCN, além do acompanhamento de mestrandos na produção de dados e na elaboração de produtos educacionais, como e-books e atividades. Deste modo, as alternativas didáticas que adotamos visam tornar o ensino de Matemática mais integrado e participativo, estimulando a criatividade e a colaboração entre os alunos por meio da robótica. Concordamos que “o sujeito é aquilo que faz na prática, que faz no agir, na sua própria práxis” (CAMPOS, 2019, p. 116). Nesse sentido, no contexto atual marcado pelo desenvolvimento digital e pela crescente demanda por metodologias ativas de aprendizagem, torna-se essencial oferecer experiências que envolvam movimento, experimentação e reflexão. Por isso, temos trabalhado no desenvolvimento de atividades desafiadoras, alinhadas ao nível dos estudantes, que permitam que eles testem hipóteses, pensem criticamente, errem e evoluam, tornando os processos de ensino e de aprendizagem mais significativos, dinâmico e conectado à realidade. |
Palavras-chave | Robótica Educacional, Pensamento Computacional, Metodologias Ativas e Interdisciplinaridade. |
Apresentações |
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