Resumo |
Este trabalho de extensão nasce do desejo de escutar, acolher e transformar realidades acadêmicas a partir das vivências de um grupo de pesquisa. Desenvolvido no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Formação de Profissionais da Educação (GEPPFOR), vinculado ao Departamento de Educação (DPE) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), o projeto parte da necessidade de criar ambientes mais humanizados, colaborativos e atentos à experiência dos sujeitos que integram o fazer científico. A ação tem como ponto de partida a escuta ativa dos membros do grupo por meio de uma pesquisa de satisfação realizada em 2025, cujos resultados preliminares apontaram que aproximadamente 86% dos 73 participantes se sentem “satisfeitos” ou “muito satisfeitos” com sua atuação no GEPPFOR-UFV. Apesar do panorama positivo, foram percebidos desafios relacionados à comunicação interna e à participação coletiva, que serviram de base para a elaboração de estratégias voltadas à melhoria da vivência acadêmica. Com base nesse diagnóstico, foram desenvolvidos dois produtos de caráter extensionista: (1) uma cartilha educativa online, construída de forma colaborativa com os membros do grupo, a partir de dados preliminares da amostra, contendo orientações, estratégias e reflexões sobre práticas de gestão humanizada, escuta ativa e fortalecimento do sentimento de pertencimento em coletivos acadêmicos; e (2) um artigo acadêmico narrativo, que sistematiza a trajetória do GEPPFOR-UFV como espaço de cuidado, formação e resistência ao produtivismo acadêmico. Esses materiais foram concebidos não apenas como registros das experiências internas, mas como instrumentos de diálogo com outras iniciativas universitárias interessadas em qualificar suas práticas organizacionais e promover relações mais horizontais. Portanto, o projeto reafirma que cuidar é também um ato organizativo e político, capaz de transformar as relações nos espaços acadêmicos. Ao valorizar a escuta, a partilha e a construção coletiva, o GEPPFOR-UFV evidencia que uma gestão humanizada fortalece o pertencimento e a colaboração científica. “O cuidado na cultura organizacional” torna-se, assim, uma prática que alia ética, metodologia e educação transversal, promovendo ambientes mais justos, afetivos e participativos. Como ação extensionista, a proposta convida outros coletivos a repensarem suas formas de organização e a adotarem modelos que integrem saberes e relações, ampliando o diálogo entre universidade e sociedade. Assim, o GEPPFOR-UFV se posiciona como um espaço de experimentação de boas práticas, capaz de articular saberes, afetos e compromissos coletivos. Neste processo, mais do que produzir conhecimento, o grupo constrói vínculos, reorganiza prioridades e amplia o sentido de pertencimento no cotidiano acadêmico, sendo compreendido também como experiência sensível, coletiva e comprometida com a construção de uma universidade mais humana e democrática. |