Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
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Nível | Pós-graduação |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Dimensões Sociais: ODS1 |
Setor | Departamento de Educação |
Bolsa | FAPEMIG |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | FAPEMIG |
Primeiro autor | Mayara Bonifácio de Oliveira |
Orientador | REJANE WAIANDT SCHUWARTZ DE CARVALHO FARIA |
Título | Robótica educacional no ensino médio: uma abordagem construcionista para a aprendizagem Matemática |
Resumo | Este trabalho, desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação, investiga como a robótica educacional, fundamentada no Construcionismo, pode contribuir para a aprendizagem da matemática no Ensino Médio e promover uma relação crítica e criativa dos estudantes com as tecnologias digitais. A escolha do tema surge de experiências ao longo da formação em Licenciatura em Matemática, especialmente por meio da participação em um projeto de iniciação científica e da elaboração do trabalho de conclusão de curso, nos quais se pôde constatar que a robótica educacional possui potencialidades que vão além do seu caráter lúdico e motivacional, muitas vezes destacado nas pesquisas da área. Observou-se, que há uma lacuna quanto à análise de como os conhecimentos matemáticos são efetivamente mobilizados nas atividades com robótica, bem como sobre os sentidos atribuídos pelos estudantes a essas experiências. Nesse contexto, a pesquisa se orienta pelas seguintes questões: de que forma a robótica educacional, fundamentada no Construcionismo, pode contribuir para a aprendizagem matemática no Ensino Médio? E como ela pode oferecer um contraponto ao consumo passivo de tecnologias digitais, incentivando uma relação mais crítica, ativa e criativa com a tecnologia e o conhecimento matemático? O referencial teórico baseia-se no Construcionismo de Seymour Papert (1991), que defende a construção do conhecimento por meio da criação de artefatos concretos e significativos, o que permite à robótica educacional funcionar como mediadora da aprendizagem ativa e da produção de saberes no processo construtivo. Ao mesmo tempo, busca-se fomentar uma postura de cidadania ativa entre os estudantes, capaz de refletir sobre o papel das tecnologias digitais na sociedade contemporânea. A pesquisa possui abordagem qualitativa, de natureza participante, uma vez que a pesquisadora estará diretamente envolvida no processo educativo, atuando na elaboração, aplicação e acompanhamento das atividades. O estudo será realizado com estudantes do Ensino Médio de uma escola pública do município de Viçosa (MG). Como estratégia metodológica, será organizada uma oficina de robótica educacional integrada aos conteúdos matemáticos do Ensino Médio, elaborada com base nos princípios do Construcionismo. Os dados serão produzidos por meio de observação direta, registros audiovisuais, produções dos estudantes durante as oficinas e entrevistas semiestruturadas. A análise buscará compreender como os estudantes vivenciam a aprendizagem matemática mediada pela robótica, que sentidos atribuem à experiência e como esta se diferencia do uso passivo de tecnologias digitais. Com isso, espera-se contribuir para a construção de práticas pedagógicas inovadoras que aproximem a matemática escolar dos interesses e desafios contemporâneos dos estudantes. |
Palavras-chave | Robótica Educacional, Ensino Médio, Construcionismo |
Apresentações |
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