Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20213

Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Dimensões Econômicas: ODS9
Setor Departamento de Engenharia Civil
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Pedro Manoel Monteiro Verly
Orientador DIOGO SILVA DE OLIVEIRA
Outros membros Camila Spagnol de Faria, Kaio Pires de Oliveira e Silva, Letícia Negris Gardioli, Matheus Sant'Anna Andrade
Título Inspeção Especial de uma Ponte Rodoviária em Concreto Armado: Avaliação da Condição Estrutural
Resumo A avaliação da integridade estrutural de pontes desempenha um papel crucial na preservação da segurança viária e na garantia da durabilidade das infraestruturas de transporte. Tal preocupação se torna ainda mais relevante quando se trata de estruturas antigas, muitas vezes construídas com base em normas e práticas que não incorporam os avanços mais recentes da engenharia estrutural e que não comtemplavam os níveis atuais de carregamento, especialmente com o aumento progressivo das cargas associadas ao veículo tipo, e cujos projetos originais frequentemente não estão mais disponíveis. Nesses casos, torna-se indispensável a realização de inspeções mais detalhadas, que permitam identificar eventuais falhas, degradações e inconformidades que possam comprometer o desempenho estrutural ao longo do tempo. A inspeção especial, associada a ensaios não destrutivos (ENDs), tem se mostrado uma abordagem eficaz para diagnosticar o estado real das estruturas, permitindo a avaliação da integridade do concreto e das armaduras internas sem a necessidade de intervenções invasivas que possam comprometer a estabilidade da obra. Esses ensaios são fundamentais para detectar manifestações patológicas, analisar discrepâncias geométricas em relação ao projeto (quando disponível), estimar propriedades mecânicas do concreto in situ, localizar armaduras e avaliar o risco de corrosão. Neste trabalho, foi realizada uma inspeção técnica na ponte sobre o Rio Piau, localizada na rodovia MG-133/MG, no estado de Minas Gerais, com o objetivo de obter um diagnóstico preciso de suas condições estruturais. A investigação utilizou diferentes métodos de ensaio não destrutivo, entre eles a pacometria, para identificação e posicionamento das armaduras; a esclerometria, para estimativa da resistência superficial do concreto; a velocidade de pulso ultrassônico, para avaliação da homogeneidade e presença de falhas internas no concreto; e a medição do potencial de corrosão, visando identificar regiões com maior propensão à corrosão das armaduras. Os resultados obtidos apontaram para a presença de sinais de deterioração em alguns elementos estruturais, ainda que sem comprometimento imediato da estabilidade global da ponte. No entanto, as evidências de processos de corrosão, associadas a variações na qualidade do concreto, indicam a necessidade de um plano de monitoramento e de intervenções preventivas. Dessa forma, os resultados deste estudo ajudam a fundamentar decisões técnicas e a definir estratégias de manutenção e/ou reabilitação, para extensão da vida útil da estrutura.
Palavras-chave inspeção rotineira, ensaios não destrutivos, patologias em pontes
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