Resumo |
A avaliação da integridade estrutural de pontes desempenha um papel crucial na preservação da segurança viária e na garantia da durabilidade das infraestruturas de transporte. Tal preocupação se torna ainda mais relevante quando se trata de estruturas antigas, muitas vezes construídas com base em normas e práticas que não incorporam os avanços mais recentes da engenharia estrutural e que não comtemplavam os níveis atuais de carregamento, especialmente com o aumento progressivo das cargas associadas ao veículo tipo, e cujos projetos originais frequentemente não estão mais disponíveis. Nesses casos, torna-se indispensável a realização de inspeções mais detalhadas, que permitam identificar eventuais falhas, degradações e inconformidades que possam comprometer o desempenho estrutural ao longo do tempo. A inspeção especial, associada a ensaios não destrutivos (ENDs), tem se mostrado uma abordagem eficaz para diagnosticar o estado real das estruturas, permitindo a avaliação da integridade do concreto e das armaduras internas sem a necessidade de intervenções invasivas que possam comprometer a estabilidade da obra. Esses ensaios são fundamentais para detectar manifestações patológicas, analisar discrepâncias geométricas em relação ao projeto (quando disponível), estimar propriedades mecânicas do concreto in situ, localizar armaduras e avaliar o risco de corrosão. Neste trabalho, foi realizada uma inspeção técnica na ponte sobre o Rio Piau, localizada na rodovia MG-133/MG, no estado de Minas Gerais, com o objetivo de obter um diagnóstico preciso de suas condições estruturais. A investigação utilizou diferentes métodos de ensaio não destrutivo, entre eles a pacometria, para identificação e posicionamento das armaduras; a esclerometria, para estimativa da resistência superficial do concreto; a velocidade de pulso ultrassônico, para avaliação da homogeneidade e presença de falhas internas no concreto; e a medição do potencial de corrosão, visando identificar regiões com maior propensão à corrosão das armaduras. Os resultados obtidos apontaram para a presença de sinais de deterioração em alguns elementos estruturais, ainda que sem comprometimento imediato da estabilidade global da ponte. No entanto, as evidências de processos de corrosão, associadas a variações na qualidade do concreto, indicam a necessidade de um plano de monitoramento e de intervenções preventivas. Dessa forma, os resultados deste estudo ajudam a fundamentar decisões técnicas e a definir estratégias de manutenção e/ou reabilitação, para extensão da vida útil da estrutura. |