Resumo |
Os estudos de crenças voltados para a formação de professores têm como principal foco o ensino e aprendizagem da Língua Inglesa como língua estrangeira nas últimas décadas. As pesquisas desenvolvidas nesse campo estão relacionadas com as crenças em perspectivas diferentes, como as crenças dos alunos, dos professores, ou mesmo as crenças no processo de ensino e aprendizagem. A presente pesquisa tem o intuito de compreender como são abordadas as crenças que envolvem o ensino de Língua Brasileira de Sinais (Libras) no contexto brasileiro, em pesquisas recentes. Através dessa pergunta de pesquisa, os objetivos visados foram mapear e identificar as crenças mais recorrentes em relação ao ensino e aprendizagem da Libras e tecer considerações/reflexões no que tange à formação inicial de professores. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, de cunho documental, realizada através de buscas nas plataformas Google Acadêmico e o repositório de Teses e Dissertações da CAPES, por meio de descritores como “formação de professores”; “crenças”; e “Libras”. Desse modo, foram construídos os seguintes comandos, com o uso do comando “AND”: “formação de professores AND Libras”; “formação de professores AND crenças AND Libras”; e “formação de professores AND crenças E emoções AND Libras”. Através desses comandos foram encontrados trabalhos que apresentavam crenças vinculadas à aquisição de fluência linguística em um curto período de tempo; o não reconhecimento do carácter linguístico da Libras; a crença sobre a não existência de identidade e artefatos culturais vinculados a língua, dentre outros. A partir dos resultados evidenciados foi elaborada uma reflexão sobre as implicações e os impactos que essas perspectivas podem proporcionar no processo de ensino e aprendizagem da Libras na formação inicial de professores. Entendemos que a ressignificação das crenças de professores em formação inicial é essencial para o reconhecimento linguístico e a atuação futura com alunos surdos, em uma perspectiva inclusiva. |