Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20209

Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Dimensões Econômicas: ODS9
Setor Departamento de Engenharia Civil
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor João Vitor Fioresi Altoé
Orientador JOSE LUIZ RANGEL PAES
Outros membros Camila Spagnol de Faria, GUSTAVO DE SOUZA VERISSIMO
Título Estudo experimental de pontes em arco com aduelas de concreto pré-moldado: ensaio em escala reduzida
Resumo Os arcos estão entre os sistemas estruturais mais antigos utilizados na construção de edificações e pontes, sendo empregados pelos egípcios há mais de 3000 anos a.C. As pontes em arcos de alvenaria de pedra ou concreto são estruturas reconhecidas por sua elevada eficiência estrutural e durabilidade, uma vez que as aduelas trabalham majoritariamente à compressão. A maioria das pontes em arco construídas recentemente utiliza arcos de concreto armado com elevada taxa de armadura. Essas soluções, além de apresentarem dificuldades associadas à fabricação, ao armazenamento, ao transporte e à montagem, como a necessidade de um escoramento curvo, são susceptíveis à deterioração devido à corrosão. Buscando superar essas limitações e otimizar a construção de pontes em arco, desde o início do século XXI, pesquisadores têm desenvolvido sistemas construtivos inovadores, combinando os aspectos positivos dos sistemas em arco - como elevada capacidade resistente e durabilidade - com os benefícios da construção industrializada, incluindo curto prazo de execução, mínima interferência em estradas e cursos d’água, ausência de escoramentos, custo competitivo e facilidade de fabricação e transporte. Seguindo essa tendência global, a empresa brasileira Pedreira Um Valemix, sediada em Minas Gerais, iniciou um processo de desenvolvimento de um novo sistema estrutural de ponte em arco utilizando aduelas de concreto pré-moldado não armado, denominado Valeponte. No presente trabalho apresentam-se os resultados de um ensaio prospectivo de um modelo reduzido desse sistema, em escala 1:10, realizado no Laboratório de Estruturas do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Viçosa. O modelo ensaiado foi composto por aduelas de graute com resistência à compressão de 50 MPa e por um material de enchimento de concreto reforçado com fibras com resistência à compressão de 30 MPa. Aplicou-se uma força concentrada a um terço do vão, de forma monotônica. O modelo atingiu o esgotamento da capacidade resistente dos materiais com uma ruptura frágil em diagonal, que se iniciou na região de aplicação da carga e avançou através do material de enchimento e da aduela. Os resultados obtidos permitiram compreender de maneira mais clara o comportamento do sistema estrutural e se constituem uma base para o desenvolvimento de uma metodologia de pesquisa que envolve a calibração de modelos numéricos e a realização de novos ensaios experimentais. De uma forma mais ampla, o sistema construtivo desenvolvido no âmbito desse trabalho busca uma alternativa industrializada e sustentável para pontes de pequeno porte e está alinhado com as demandas sociais de carência de infraestrutura no Brasil e com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 9 – Indústria, Inovação e Infraestruturas – da ONU.
Palavras-chave Pontes em arco, concreto pré-moldado, Valeponte
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