Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20203

Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Institucionais: ODS16
Setor Departamento de Serviço Social
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Kátia Roberta Portes Silva Raposo
Orientador MARIA DAS DORES SARAIVA DE LORETO
Título Situação pós-divórcio: Comportamento longitudinal e estratégias educativas para resolução de conflitos
Resumo A presente pesquisa tem como objetivo analisar o comportamento longitudinal das relações conflitivas no contexto pós-divórcio, com base na perspectiva de gênero, bem como investigar as estratégias educativas de resolução de conflitos adotadas em âmbito nacional e internacional, com foco na Oficina de Parentalidade implementada no Brasil e na Coordenação Parental na Espanha. O aumento expressivo dos divórcios no Brasil e em diversos países, aliado à redução do tempo médio de duração dos casamentos, revela a urgência de compreender os impactos psíquicos, sociais e relacionais que o rompimento conjugal provoca nas famílias, especialmente nos filhos. Diante disso, a proposta de pesquisa justifica-se pela escassez de estudos que analisem de forma comparativa e longitudinal os efeitos de programas educativos de enfrentamento dos conflitos familiares pós-divórcio.
Metodologicamente, trata-se de um estudo quali-quantitativo, de natureza descritiva e exploratória, que será desenvolvido em três etapas: revisão bibliográfica e documental sobre o tema; aplicação de questionário semiestruturado baseado na Escala SCL-90-R, abrangendo as subescalas de Somatização, Depressão, Ansiedade e Hostilidade, em três momentos distintos (4, 8 e 12 meses após o divórcio); além da observação direta em Santiago de Compostela, na Espanha, para analisar o funcionamento da Coordenação Parental. A amostra será composta por três grupos de homens e mulheres divorciados, com e sem participação em estratégias educativas. Os dados serão analisados para identificar diferenças significativas no comportamento emocional e relacional dos participantes ao longo do tempo, considerando a estratégia utilizada para atenuação dos conflitos vivenciados.
Espera-se que os resultados subsidiem a elaboração de políticas públicas mais eficazes, sensíveis às necessidades das famílias em processo de reorganização, contribuindo para o aprimoramento das práticas educativas voltadas à mediação e resolução de conflitos pós-divórcio, visando o bem-estar de pais, mães e filhos envolvidos.
Palavras-chave Divórcio, Comportamento Longitudinal, Resolução de Conflitos.
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