Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20191

Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Matemática
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Angélica das Graças Saraiva Souza Ferreira
Orientador MARLI DUFFLES DONATO MOREIRA
Título Educação financeira para a cidadania: uma experiência com alunos do ensino fundamental- anos finais
Resumo Esta pesquisa teve como objetivo investigar a contribuição da perspectiva pedagógica proposta pela Educação Matemática Crítica e Emancipatória na compreensão da Matemática Financeira para o desenvolvimento da cidadania. A pesquisa, de caráter qualitativo e de natureza exploratória, fundamentou-se teoricamente em Paulo Freire e Ole Skovsmose, cujas abordagens críticas propõem uma educação reflexiva e contextualizada. Ao longo da investigação, foram desenvolvidas quatro oficinas de Educação Fiscal com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Dr. Mariano da Rocha, situada em Teixeiras, MG. Para coleta de dados, foi escolhida a oficina intitulada "ICMS e cidadania: investigando os tributos da cesta básica" devido ao engajamento dos alunos e à riqueza de dados gerados nesta experiência. Os resultados indicam que a integração de temas emergentes nas aulas de Matemática, sob a perspectiva da Educação Matemática Crítica e Emancipatória, contribui significativamente para a compreensão da Matemática Financeira e sua aplicação no contexto social, desenvolvendo nos estudantes a capacidade de tomar decisões informadas e conscientes sobre questões fiscais e econômicas. Portanto, a atuação com a Educação Financeira na escola, abordando tanto os tributos quanto às despesas públicas, promove uma compreensão mais ampla e crítica sobre a aplicação de recursos públicos. Essa abordagem contribui para a formação de futuros contribuintes conscientes, capazes de participar ativamente na construção de uma sociedade mais responsável e comprometida com a gestão transparente e ética dos recursos coletivos. Para futuras pesquisas neste tema, sugere-se uma abordagem longitudinal e o papel da formação continuada de professores com integração crítica aos conteúdos alinhados à prática e aos princípios estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC. O produto educacional vinculado a este trabalho é um Caderno didático de Matemática Financeira proposto como material interdisciplinar para a promoção da educação financeira e fiscal concomitante com o desenvolvimento da educação crítica e emancipatória que permite a adaptação das atividades para os diferentes níveis de ensino.
Palavras-chave Matemática Crítica, Cidadania, Tributos
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