Resumo |
O presente trabalho é um relato de experiência vinculado ao Projeto Residência Pedagógica (PRP) e desenvolvido em 2024 pelo núcleo de Artes (artes visuais, dança e teatro) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). O trabalho foi desenvolvido com turmas do Ensino Médio e tem por objetivo refletir sobre o melhor aproveitamento dos conteúdos escolares e sua relação com o engajamento e a participação dos estudantes diante de temas sociais contemporâneos. A proposta de reflexão surgiu a partir de uma atividade proposta pela preceptora durante a semana do Dia Internacional da Mulher, que utilizou o “Conto de Fadas para Mulheres do século XIX”, de Luis Fernando Veríssimo, como exercício de interpretação de texto. Contudo, a abordagem utilizada para o desenvolver da atividade, com a transcrição do texto no quadro e a aplicação de perguntas fechadas, não conseguiu despertar o interesse dos alunos, sendo possível observar desmotivação e distância dos alunos diante do conteúdo e da metodologia de ensino. A partir dessa situação, as residentes propuseram uma intervenção pedagógica pautada nas metodologias ativas, com enfoque na pedagogia problematizadora de Paulo Freire, buscando contextualizar o conteúdo, estimular o pensamento crítico e conectar o tema à realidade dos estudantes. Através de perguntas norteadoras e reflexões coletivas, os estudantes foram instigados a pensar sobre o significado da independência feminina, tanto no conto quanto em suas próprias vivências, ressignificar o texto e as perguntas fechadas, o que resultou na maior participação e no interesse dos alunos pelo texto apresentado, permitindo que o conteúdo ganhasse sentido e se tornasse um ponto de partida para debates relevantes. O relato evidencia a importância do papel docente na mediação e reinvenção dos conteúdos, utilizando abordagens que priorizem o protagonismo do aluno e valorizem o saber e a experiência dos mesmos, pois ao promover essa articulação entre conteúdo e realidade, o ensino se torna mais significativo, contribuindo para o desenvolvimento de uma educação integral, crítica, sensível e transformadora. |