Resumo |
Pensar num contexto educacional mais inclusivo requer práticas educacionais inovadoras e que contemplem as especificidades de todos os estudantes. Nesse sentido, este estudo tem como temática a aplicação da Robótica Educacional como ferramenta pedagógica visando uma Educação Matemática inclusiva para crianças com Síndrome de Down. O objetivo, então, consiste em analisar as formas de integração da robótica educacional ao desenvolvimento do raciocínio lógico matemático de crianças com essa condição nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A escolha da Síndrome de Down como foco justifica-se pela necessidade de evidenciar as especificidades dessa condição humana no ambiente escolar e pela escassez de estudos abrangentes e detalhados que permitam uma análise mais aprofundada de suas implicações pedagógicas, sobretudo no contexto da Educação Matemática. Somado a isso, destaca-se a necessidade de pensar em uma educação mais inclusiva que promova práticas pedagógicas de qualidade para um ensino de matemática para essas crianças. O estudo parte do pressuposto de que a Robótica Educacional, utilizada como recurso pedagógico, pode potencializar os processos de ensino e aprendizagem, desenvolvendo atividades lúdicas e atrativas, promovendo assim um ensino mais dinâmico e participativo. Busca-se contribuir não apenas para a produção de conhecimentos ao campo da Educação Inclusiva, mas também para a formação de educadores aptos a lidar com a pluralidade e diversidade no contexto educacional. A investigação é de natureza qualitativa, configurando-se como uma pesquisa do tipo estudo de caso. A pesquisa está fundamenta em autores como Moura (2021), Pueschel (1990), Gomes e Bernardi (2022), Andriola (2009), Alves e Sampaio (2014) dentre outros, para discutir os principais eixos temáticos do estudo: Síndrome de Down, Raciocínio Lógico Matemático e Robótica Educacional. Trata-se de uma pesquisa em fase inicial e a produção de dados envolverá entrevistas semiestruturadas com os educadores e responsáveis de uma criança com Síndrome de Down matriculada na rede pública de ensino de Viçosa-MG. Além disso, serão propostas atividades pedagógicas com Robótica Educacional, registro em diário de campo e análise crítica dos comportamentos, avanços e retrocessos percebidos ao decorrer da prática. Como resultados, a pesquisa espera contribuir significativamente para a área de Educação, bem como incentivar a discussão sobre metodologias inovadoras e inclusivas, fomentando possíveis investigações acerca da temática e para a formação de educadores. Espera-se fortalecer a inclusão, promovendo maior visibilidade às crianças com Síndrome de Down, contribuindo para a construção de ambientes escolares mais acolhedores. |