Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20173

Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Educação
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Danilo Vargas Pedra
Orientador SILVANA CLAUDIA DOS SANTOS
Título Raciocínio Lógico Matemático com Robótica para crianças com Síndrome de Down: um estudo sobre práticas inclusivas nos anos iniciais do ensino fundamental
Resumo Pensar num contexto educacional mais inclusivo requer práticas educacionais inovadoras e que contemplem as especificidades de todos os estudantes. Nesse sentido, este estudo tem como temática a aplicação da Robótica Educacional como ferramenta pedagógica visando uma Educação Matemática inclusiva para crianças com Síndrome de Down. O objetivo, então, consiste em analisar as formas de integração da robótica educacional ao desenvolvimento do raciocínio lógico matemático de crianças com essa condição nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A escolha da Síndrome de Down como foco justifica-se pela necessidade de evidenciar as especificidades dessa condição humana no ambiente escolar e pela escassez de estudos abrangentes e detalhados que permitam uma análise mais aprofundada de suas implicações pedagógicas, sobretudo no contexto da Educação Matemática. Somado a isso, destaca-se a necessidade de pensar em uma educação mais inclusiva que promova práticas pedagógicas de qualidade para um ensino de matemática para essas crianças. O estudo parte do pressuposto de que a Robótica Educacional, utilizada como recurso pedagógico, pode potencializar os processos de ensino e aprendizagem, desenvolvendo atividades lúdicas e atrativas, promovendo assim um ensino mais dinâmico e participativo. Busca-se contribuir não apenas para a produção de conhecimentos ao campo da Educação Inclusiva, mas também para a formação de educadores aptos a lidar com a pluralidade e diversidade no contexto educacional. A investigação é de natureza qualitativa, configurando-se como uma pesquisa do tipo estudo de caso. A pesquisa está fundamenta em autores como Moura (2021), Pueschel (1990), Gomes e Bernardi (2022), Andriola (2009), Alves e Sampaio (2014) dentre outros, para discutir os principais eixos temáticos do estudo: Síndrome de Down, Raciocínio Lógico Matemático e Robótica Educacional. Trata-se de uma pesquisa em fase inicial e a produção de dados envolverá entrevistas semiestruturadas com os educadores e responsáveis de uma criança com Síndrome de Down matriculada na rede pública de ensino de Viçosa-MG. Além disso, serão propostas atividades pedagógicas com Robótica Educacional, registro em diário de campo e análise crítica dos comportamentos, avanços e retrocessos percebidos ao decorrer da prática. Como resultados, a pesquisa espera contribuir significativamente para a área de Educação, bem como incentivar a discussão sobre metodologias inovadoras e inclusivas, fomentando possíveis investigações acerca da temática e para a formação de educadores. Espera-se fortalecer a inclusão, promovendo maior visibilidade às crianças com Síndrome de Down, contribuindo para a construção de ambientes escolares mais acolhedores.
Palavras-chave Educação Matemática, Educação Inclusiva, Robótica Educacional.
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