Resumo |
Neste relatório, apresentamos resultados da pesquisa intitulada Experiências de iniciação à docência: sensibilidades no processo de formação de professoras de espanhol. A nossa pergunta de pesquisa foi: Quais as emoções envolvidas no processo de formação de professores de Espanhol participantes de experiências de iniciação à docência e como as sensibilidades influenciam nesse processo? O objetivo geral desta pesquisa foi identificar as emoções de graduandas de Espanhol participantes de experiências de iniciação à docência, emoções entendidas como construtos sociais compreendidos cognitivamente. E teve como objetivos específicos: investigar a relação entre as emoções e as experiências de formação docente inicial vivenciadas no PIBID Espanhol, utilizar a autoetnografia como estratégia metodológica da pesquisa, e compreender os processos histórico-sociais que permeiam a atividade docente. A pesquisa se apoia na autoetnografia, que revela que as emoções vividas no dia a dia, quando teorizadas, podem descrever e interpretar o mundo social, exemplificando como experiências individuais são construídas através da interação social; na Sociologia dos Corpos/Emoções, que estuda as emoções, como elas nos afetam e afetam o outro, no campo social e no individual; e nos estudos sobre formação de professores, especialmente nas contribuições do professor António Nóvoa (2017), que defende a formação continuada . Para alcançar esses objetivos, analisamos relatos autoetnográficos produzidos pelas participantes, a partir de sua experiência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Com base na análise de conteúdo, identificamos as principais emoções por elas vivenciadas, e compreendemos como as emoções as influenciaram no processo de iniciação à docência em que estavam inseridas. Como resultado, identificamos as seguintes emoções: o medo, a felicidade, a segurança e a ira. Além disso, identificamos também alguns processos histórico-sociais que permeiam a atividade docente, presentes nos relatos, como o impacto da pandemia, a relevância da bolsa para a manutenção dos estudos e o conflito entre as formas de aprender e ensinar. Essa relação se deu a partir de palavras e reflexões apresentadas pelas participantes. |