Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20169

Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Samantha Aparecida Correa Alves
Orientador JOANA D ARC GERMANO HOLLERBACH
Título As parcerias público-privadas na Educação Básica de Minas Gerais: a reforma do Ensino Médio e sua implementação no Projeto Somar
Resumo O presente resumo apresenta o trabalho de pesquisa a ser desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Viçosa, intitulado “As parcerias público-privadas na Educação Básica de Minas Gerais: a reforma do Ensino Médio e sua implementação no Projeto Somar”. O Projeto Somar tem como principal característica a gestão compartilhada entre a Secretária do Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e o Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia (CETEB), em que a administração escolar é de responsabilidade da CETEB mas o financiamento permanece público. Desse modo, o presente estudo a ser desenvolvido no curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFV, , tem como objetivo geral analisar a implementação da Reforma do Novo Ensino Médio no âmbito do Projeto Somar em Minas Gerais entre 2022 e 2025. Além disso, os objetivos específicos centralizam-se em: analisar marcos legais, diretrizes e referências bibliográficas relacionadas às reformas do Ensino Médio e o Projeto Somar; descrever os possíveis impactos do Novo Ensino Médio no Projeto Somar, com base nas referências encontradas; e por fim, identificar a concepção dos profissionais da educação das escolas Somar sobre como ocorreu a implementação na instituição. O trabalho será desenvolvido através de uma abordagem qualitativa, com o uso da pesquisa bibliográfica e documental para fundamentar o estudo. Além disso, pretende-se realizar entrevistas semi-estruturadas com profissionais da educação das três escolas em que o Projeto Somar foi implementado. Espera-se que a pesquisa possa contribuir para o meio social e acadêmico, pois o estudo relaciona-se com pesquisas anteriores sobre a Reforma do Ensino no estado de São Paulo, Tocantins e Minas Gerais, distinguindo-se por abordar essa política educacional em uma nova perspectiva, qual seja, a da gestão compartilhada. A pesquisa ainda tem a expectativa de gerar informações e dados para as análises sobre a privatização da educação básica e reformas educacionais, a fim de preencher lacunas e subsidiar futuros estudos acadêmicos. Ademais, o estudo contribuirá com os esforços na busca por uma educação mais igualitária e de qualidade socialmente referenciada, a partir do entendimento das políticas implementadas.
Palavras-chave Reforma do Ensino Médio, Projeto Somar, Privatização da Educação
Apresentações
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