Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20166

Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Educação
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Ana Paula dos Santos Silva
Orientador SARA FERREIRA DE ALMEIDA
Outros membros DAIANE CENACHI BARCELOS
Título Estágio Supervisionado I: Contribuições e Desafios na Formação Crítica de uma Educadora do Campo
Resumo Este trabalho apresenta resultados da pesquisa de TCC que teve como objetivo identificar contribuições e desafios do Estágio Supervisionado I, realizado em uma escola pública urbana de Viçosa-MG, na formação crítica de licenciandos em Educação do Campo – Ciências da Natureza da UFV. A relevância do estudo se justifica pelo levantamento no site do curso, que apontou apenas dois trabalhos sobre o Estágio Supervisionado em dez anos de existência da licenciatura. Adotou-se uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo, utilizando como procedimentos a Observação Participante e o Diário de Campo, organizados em três etapas. A primeira consistiu na revisão de literatura; a segunda, na análise crítica do Diário de Campo de 2023; e a terceira, na elaboração de um fluxograma com as principais categorias observadas. No processo de inserção na escola, identificaram-se como pontos fortes: 1) diálogo com a comunidade escolar; 2) leitura do Regimento Escolar; e 3) participação na Semana da Consciência Negra. Entre os pontos fracos, destacaram-se: 1) ausência de acesso ao PPP; 2) sobrecarga de trabalho da equipe escolar; e 3) insuficiência na formação dos estagiários para lidar com temáticas étnico-raciais. Os desafios do estágio envolveram dificuldades de aprendizagem dos alunos, limitações dos docentes na realização de práticas contextualizadas, ausência de laboratório de ciências e comportamentos disruptivos dos estudantes. A partir da Observação Participante, foram analisadas quatro dimensões da escola: Histórica, evidenciada na leitura do Regimento Escolar, que revelou sua origem e trajetória; Sociocultural, marcada pela crescente demanda de alunos de diferentes etnias e territórios, urbanos e rurais; Administrativa, que mostrou articulações com a prefeitura para transporte e infraestrutura, além de uma gestão comprometida com um ambiente escolar acolhedor; Educativa, em que foram observadas as práticas pedagógicas cotidianas. Concluímos que tanto a Observação Participante quanto o Diário de Campo foram ferramentas fundamentais para compreender a escola como espaço de produção de conhecimento e de formação docente crítica. A partir desse processo, foram elencados três aspectos fundamentais para o fortalecimento da instituição escolar observada: 1) fortalecimento do PPP e da gestão democrática; 2) implementação de formações continuadas para a equipe escolar; e 3) ampliação do diálogo entre escola e universidade. Encerramos este trabalho convictas de que suas contribuições são relevantes tanto para a melhoria das práticas de estágio quanto para o fortalecimento da formação docente na perspectiva da Educação do Campo.
Palavras-chave Estágio Supervisionado, Educação do Campo, Formação Crítica Docente
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