Resumo |
Este trabalho apresenta resultados da pesquisa de TCC que teve como objetivo identificar contribuições e desafios do Estágio Supervisionado I, realizado em uma escola pública urbana de Viçosa-MG, na formação crítica de licenciandos em Educação do Campo – Ciências da Natureza da UFV. A relevância do estudo se justifica pelo levantamento no site do curso, que apontou apenas dois trabalhos sobre o Estágio Supervisionado em dez anos de existência da licenciatura. Adotou-se uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo, utilizando como procedimentos a Observação Participante e o Diário de Campo, organizados em três etapas. A primeira consistiu na revisão de literatura; a segunda, na análise crítica do Diário de Campo de 2023; e a terceira, na elaboração de um fluxograma com as principais categorias observadas. No processo de inserção na escola, identificaram-se como pontos fortes: 1) diálogo com a comunidade escolar; 2) leitura do Regimento Escolar; e 3) participação na Semana da Consciência Negra. Entre os pontos fracos, destacaram-se: 1) ausência de acesso ao PPP; 2) sobrecarga de trabalho da equipe escolar; e 3) insuficiência na formação dos estagiários para lidar com temáticas étnico-raciais. Os desafios do estágio envolveram dificuldades de aprendizagem dos alunos, limitações dos docentes na realização de práticas contextualizadas, ausência de laboratório de ciências e comportamentos disruptivos dos estudantes. A partir da Observação Participante, foram analisadas quatro dimensões da escola: Histórica, evidenciada na leitura do Regimento Escolar, que revelou sua origem e trajetória; Sociocultural, marcada pela crescente demanda de alunos de diferentes etnias e territórios, urbanos e rurais; Administrativa, que mostrou articulações com a prefeitura para transporte e infraestrutura, além de uma gestão comprometida com um ambiente escolar acolhedor; Educativa, em que foram observadas as práticas pedagógicas cotidianas. Concluímos que tanto a Observação Participante quanto o Diário de Campo foram ferramentas fundamentais para compreender a escola como espaço de produção de conhecimento e de formação docente crítica. A partir desse processo, foram elencados três aspectos fundamentais para o fortalecimento da instituição escolar observada: 1) fortalecimento do PPP e da gestão democrática; 2) implementação de formações continuadas para a equipe escolar; e 3) ampliação do diálogo entre escola e universidade. Encerramos este trabalho convictas de que suas contribuições são relevantes tanto para a melhoria das práticas de estágio quanto para o fortalecimento da formação docente na perspectiva da Educação do Campo. |