Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20162

Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS3
Setor Departamento de Serviço Social
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor MARIA APARECIDA DUARTE LOPES
Orientador CATIA CRISTINA MODESTO
Outros membros LETICIA MARIA ALVARES, MARIANA DEISTER DIAS BARBOSA
Título Escuta e Acolhimento aos Estudantes da Assistência Estudantil da UFV
Resumo O contexto pós-pandêmico impôs novos desafios à convivência nas moradias universitárias, impactando diretamente a saúde mental e o bem-estar dos estudantes. A intensificação de conflitos interpessoais, situações de sofrimento psíquico e dificuldades emocionais demandaram respostas institucionais mais estruturadas no campo da escuta e do cuidado. Dessa forma, a Universidade Federal de Viçosa (UFV) constituiu, em 2022, uma equipe multiprofissional voltada à atenção psicossocial de seus alunos de graduação. Em 2025, essa iniciativa foi consolidada com a criação oficial do Setor de Escuta e Acolhimento a fim de ampliar e aprimorar o apoio psicológico prestado aos estudantes, em alinhamento com os princípios da Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Este trabalho tem como objetivo apresentar a estrutura, os propósitos e as ações desenvolvidas pelo Setor de Escuta e Acolhimento da Universidade Federal de Viçosa (UFV), no campus Viçosa, formalizado em 2025 no âmbito da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (PCD), com foco nos estudantes vinculados à Assistência Estudantil. O Setor De Escuta e Acolhimento, atua por meio do atendimento de demandas espontâneas, oferecendo escuta qualificada e suporte emocional a estudantes de graduação regularmente matriculados e assistidos por programas de assistência estudantil. A equipe multidisciplinar é composta por assistentes sociais, psicólogos, técnicos em assuntos educacionais, nutricionista e estagiários dos cursos de Psicologia, Enfermagem e Serviço Social. O fluxo de atendimento é composto pelas seguintes etapas: acolhimento inicial, análise da urgência da situação, escuta individual ou intervenção imediata, e encaminhamento, quando necessário, para setores internos da instituição (como Divisão Psicossocial, Saúde, Moradia, Alimentação, Permanência e Inclusão e Unidade Interdisciplinar de Políticas Inclusivas) ou para serviços externos, com possibilidade de acompanhamento continuado. No período de janeiro a junho de 2025, o Setor realizou 96 atendimentos a estudantes assistidos pelo projeto da Escuta e Acolhimento, promovendo o reconhecimento institucional de suas demandas, contribuindo para sua permanência e incentivando o cuidado com a saúde mental como parte da trajetória universitária. A criação e consolidação do Setor de Escuta e Acolhimento representa um marco significativo na construção de políticas institucionais de cuidado dentro da UFV. Ao oferecer um espaço de escuta empática, sigilosa e ética, o serviço fortalece vínculos, amplia o suporte à trajetória estudantil e potencializa estratégias de permanência com dignidade, saúde e cidadania no ambiente universitário.
Palavras-chave Escuta, acolhimento, Saúde mental.
Apresentações
  • Painel: Local e horário não definidos.
Gerado em 0,77 segundos.