Resumo |
Os grupos de pesquisa, são coletivos organizados em torno de linhas temáticas comuns, reunindo indivíduos em atividades investigativas que contribuem para o avanço do conhecimento científico e o fortalecimento do pensamento crítico. Apesar de sua importância, há ainda pouco conhecimento público acerca da estrutura, composição e dinâmicas desses grupos, sobretudo no que se refere à diversidade de gênero, raça, titulação e origem regional. Este projeto de extensão, desenvolvido no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Formação de Profissionais da Educação (GEPPFOR), vinculado ao Departamento de Educação (DPE) do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), tem como objetivo central democratizar o acesso ao conhecimento sobre a estrutura e a diversidade dos grupos de pesquisa universitários. A proposta busca promover a popularização da ciência, aproximando o público acadêmico e externo das dinâmicas internas dos grupos de pesquisa, com ênfase na diversidade de gênero, raça, titulação e origem regional de seus integrantes. A ação extensionista se concretiza por meio da criação de produtos comunicacionais e espaços de diálogo que possibilitem a difusão de informações de forma acessível, clara e visualmente atrativa. Entre as principais ações está a elaboração de uma cartilha digital interativa, construída com base em dados públicos da Plataforma de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (DGP/CNPq), que visa apresentar de maneira didática o perfil sociodemográfico e acadêmico dos grupos do CCH-UFV, considerando os censo de 2016 e 2023. Os dados sistematizados serão convertidos em materiais gráficos, exposições digitais e conteúdos para redes sociais, com foco na valorização da diversidade e da produção científica local. Além da produção de materiais, o projeto promoverá eventos de divulgação científica, como rodas de conversa, oficinas, palestras e encontros virtuais, incentivando o diálogo entre estudantes, docentes, pesquisadores e a comunidade em geral. Essas ações buscarão fortalecer o vínculo entre universidade e sociedade, promovendo a formação crítica e cidadã dos participantes, e incentivando práticas mais inclusivas no ambiente acadêmico. O público-alvo abrange estudantes de graduação e pós-graduação, docentes, profissionais da educação e demais interessados em ciência, inclusão e cidadania. A médio e longo prazo, o projeto prevê a ampliação de seu escopo para contemplar grupos de outras unidades da UFV e, futuramente, de instituições em diferentes regiões do país, contribuindo para a construção de um panorama mais plural da ciência brasileira. Ao articular extensão, formação e engajamento social, a proposta reafirma o papel da universidade pública na promoção de uma sociedade mais justa, democrática e comprometida com a valorização da diversidade. |