Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20161

Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Educação
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Kamila Gomes Felisberto
Orientador Marco Túlio da Cunha Silva Moreira
Outros membros Cecília Andrade Sousa, Eduardo de Oliveira Saraiva, Luana Solvelino , Mateus José dos Santos, Moacir Mello de Barcelos , RITA MARCIA ANDRADE VAZ DE MELLO, Taynara de Freitas Espírito Santo
Título Faces da Pesquisa: Universidade que se mostra sob um olhar extensionista da diversidade nos grupos acadêmicos
Resumo Os grupos de pesquisa, são coletivos organizados em torno de linhas temáticas comuns, reunindo indivíduos em atividades investigativas que contribuem para o avanço do conhecimento científico e o fortalecimento do pensamento crítico. Apesar de sua importância, há ainda pouco conhecimento público acerca da estrutura, composição e dinâmicas desses grupos, sobretudo no que se refere à diversidade de gênero, raça, titulação e origem regional. Este projeto de extensão, desenvolvido no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Formação de Profissionais da Educação (GEPPFOR), vinculado ao Departamento de Educação (DPE) do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), tem como objetivo central democratizar o acesso ao conhecimento sobre a estrutura e a diversidade dos grupos de pesquisa universitários. A proposta busca promover a popularização da ciência, aproximando o público acadêmico e externo das dinâmicas internas dos grupos de pesquisa, com ênfase na diversidade de gênero, raça, titulação e origem regional de seus integrantes. A ação extensionista se concretiza por meio da criação de produtos comunicacionais e espaços de diálogo que possibilitem a difusão de informações de forma acessível, clara e visualmente atrativa. Entre as principais ações está a elaboração de uma cartilha digital interativa, construída com base em dados públicos da Plataforma de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (DGP/CNPq), que visa apresentar de maneira didática o perfil sociodemográfico e acadêmico dos grupos do CCH-UFV, considerando os censo de 2016 e 2023. Os dados sistematizados serão convertidos em materiais gráficos, exposições digitais e conteúdos para redes sociais, com foco na valorização da diversidade e da produção científica local. Além da produção de materiais, o projeto promoverá eventos de divulgação científica, como rodas de conversa, oficinas, palestras e encontros virtuais, incentivando o diálogo entre estudantes, docentes, pesquisadores e a comunidade em geral. Essas ações buscarão fortalecer o vínculo entre universidade e sociedade, promovendo a formação crítica e cidadã dos participantes, e incentivando práticas mais inclusivas no ambiente acadêmico. O público-alvo abrange estudantes de graduação e pós-graduação, docentes, profissionais da educação e demais interessados em ciência, inclusão e cidadania. A médio e longo prazo, o projeto prevê a ampliação de seu escopo para contemplar grupos de outras unidades da UFV e, futuramente, de instituições em diferentes regiões do país, contribuindo para a construção de um panorama mais plural da ciência brasileira. Ao articular extensão, formação e engajamento social, a proposta reafirma o papel da universidade pública na promoção de uma sociedade mais justa, democrática e comprometida com a valorização da diversidade.
Palavras-chave Divulgação científica, Diversidade acadêmica, Popularização da ciência
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