Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20127

Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Educação
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Ruana Mikele Santos Oliveira
Orientador SILVANA CLAUDIA DOS SANTOS
Outros membros Danilo Vargas Pedra, REJANE WAIANDT SCHUWARTZ DE CARVALHO FARIA
Título Título: O papel da Robótica Educacional na construção de figuras geométricas por crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Resumo Introdução: A sociedade passa constantemente por mudanças advindas dos acontecimentos e das demandas do mundo contemporâneo, levando as pessoas a produzirem conhecimentos que os possibilitem lidar com as diferenças. O ritmo acelerado e o dinamismo que acomete relações sociais, familiares e de trabalho são estabelecidas a cada momento, são marcas constantes desta nova realidade. Em concordância com este fato, a educação deve proporcionar aos estudantes o desenvolvimento de saberes que tragam contribuições significativas de conhecimentos fundamentais à formação educacional, social e ética, permitindo-os conviver em sociedade. Estas mudanças têm se manifestado no contexto educacional, levando à introdução de novos recursos pedagógicos e tecnologias ao ambiente escolar. Partimos da perspectiva de que a tecnologia pode ser compreendida como um conjunto de conhecimentos que se aplicam ao planejamento, construção e a utilização de um equipamento a determinado tipo de atividade. Dessa forma, o uso da Robótica Educacional no processo de aprendizagem dos estudantes tem o potencial para atuar como impulsionadora na compreensão dos conteúdos e nas atividades escolares. Diante disso, o problema de pesquisa foi estruturado na seguinte pergunta: como a Robótica Educacional pode ser integrada a atividades de geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Do ponto vista da literatura, a pesquisa tem se pautado nos estudos sobre Robótica e Robótica Educacional, no cenário nacional e internacional, e nas contribuições do seu uso à aprendizagem de conceitos matemáticos. Objetivo: A pesquisa que originou esse trabalho tem como objetivo investigar o uso pedagógico da Robótica na abordagem de formas geométricas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Mais especificamente, a pesquisa tem por intuito analisar o papel da Robótica Educacional na construção de formas geométricas por crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; discutir de que modo a Robótica Educacional pode colaborar para que crianças compreendam as propriedades e características de formas geométricas; investigar como crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental se envolvem com atividades que integram Robótica Educacional e geometria. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual foram desenvolvidas atividades de Matemática com o robô QuatumBot, focadas em figuras geométricas planas, junto a crianças dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Almiro Paraíso, localizada na zona rural de Viçosa-MG. Trata-se de uma pesquisa em que os dados foram recentemente produzidos e, na atual fase de análise, as interações que as crianças tiveram com o artefato robótico estão sendo apreciados. Resultados: Na fase atual da pesquisa, os dados estão sendo sistematizados de maneira a identificar tendências relevantes que permitam observar como a Robótica Educacional pode ser uma aliada no ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Palavras-chave Educação Matemática, Ensino de Geometria, Robô.
Apresentações
  • Painel: Local e horário não definidos.
Gerado em 3,39 segundos.