Resumo |
Introdução: A sociedade passa constantemente por mudanças advindas dos acontecimentos e das demandas do mundo contemporâneo, levando as pessoas a produzirem conhecimentos que os possibilitem lidar com as diferenças. O ritmo acelerado e o dinamismo que acomete relações sociais, familiares e de trabalho são estabelecidas a cada momento, são marcas constantes desta nova realidade. Em concordância com este fato, a educação deve proporcionar aos estudantes o desenvolvimento de saberes que tragam contribuições significativas de conhecimentos fundamentais à formação educacional, social e ética, permitindo-os conviver em sociedade. Estas mudanças têm se manifestado no contexto educacional, levando à introdução de novos recursos pedagógicos e tecnologias ao ambiente escolar. Partimos da perspectiva de que a tecnologia pode ser compreendida como um conjunto de conhecimentos que se aplicam ao planejamento, construção e a utilização de um equipamento a determinado tipo de atividade. Dessa forma, o uso da Robótica Educacional no processo de aprendizagem dos estudantes tem o potencial para atuar como impulsionadora na compreensão dos conteúdos e nas atividades escolares. Diante disso, o problema de pesquisa foi estruturado na seguinte pergunta: como a Robótica Educacional pode ser integrada a atividades de geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Do ponto vista da literatura, a pesquisa tem se pautado nos estudos sobre Robótica e Robótica Educacional, no cenário nacional e internacional, e nas contribuições do seu uso à aprendizagem de conceitos matemáticos. Objetivo: A pesquisa que originou esse trabalho tem como objetivo investigar o uso pedagógico da Robótica na abordagem de formas geométricas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Mais especificamente, a pesquisa tem por intuito analisar o papel da Robótica Educacional na construção de formas geométricas por crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; discutir de que modo a Robótica Educacional pode colaborar para que crianças compreendam as propriedades e características de formas geométricas; investigar como crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental se envolvem com atividades que integram Robótica Educacional e geometria. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual foram desenvolvidas atividades de Matemática com o robô QuatumBot, focadas em figuras geométricas planas, junto a crianças dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Almiro Paraíso, localizada na zona rural de Viçosa-MG. Trata-se de uma pesquisa em que os dados foram recentemente produzidos e, na atual fase de análise, as interações que as crianças tiveram com o artefato robótico estão sendo apreciados. Resultados: Na fase atual da pesquisa, os dados estão sendo sistematizados de maneira a identificar tendências relevantes que permitam observar como a Robótica Educacional pode ser uma aliada no ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. |