Resumo |
No Brasil do século XXI, o discurso da história mais vendido manifesta-se em obras que visam apresentar versões “atualizadas” ou “corretas” de eventos históricos. Obras como estas são marcadas pela ligação de seus autores com fontes e periódicos aparentemente tendenciosos e por transmitir que as figuras históricas podem não ter sido representadas de forma verídica. Todavia, através do uso da fofoca, esse discurso pode ser utilizado como estratégia política, favorecendo ou desfavorecendo a imagem de determinados indivíduos. Tendo isso em vista, o presente projeto, intitulado A fofoca no discurso da história mais vendido - uma análise discursiva através das histórias não (ou mal) contadas, revoltas, golpes e revoluções no Brasil, busca analisar, no âmbito do estudos discursivos, como se dá a inserção, a constituição, a função e efeitos de sentido gerados pelo emprego da fofoca no seguinte corpus: Histórias não (ou mal) contadas: revoltas, golpes e revoluções no Brasil, de Rodrigo Trespach. Além disso, esse projeto apoia-se na Teoria Semiolinguística proposta por Charaudeau (2008), bem como seu conceito de discurso. Ademais, para conceber as noções de fofoca como gênero primário, esse projeto aporta-se nas contribuições de Bakhtin (2006). Concomitante à realização da pesquisa, está sendo realizada uma revisão de literatura sobre as teorias abordadas, contribuindo para a expansão de conhecimentos. Em sequência, durante a análise do corpus, realizou-se a identificação de enunciados que indicam a presença da fofoca. No atual estágio da pesquisa, aplica-se os pressupostos teóricos da Teoria Sociolinguística. Através desta análise, espera-se evidenciar como se dá a constituição da fofoca como gênero primário a partir da ideia de “engenharia reversa”, ou seja, elencar as características da fofoca como gênero primário e quais delas subsistem em sua transposição para o gênero secundário. Tendo realizado esta análise, espera-se determinar as principais funções desempenhadas pela fofoca dentro do corpus, bem como elencar as principais temáticas e os sujeitos que atuam como alvos predominantes na constituição da fofoca. |