Resumo |
A presente pesquisa tem como objeto de estudo os movimentos de jovens viçosenses das camadas populares ao concluírem o Ensino Médio, tendo como foco aqueles que buscam a Universidade Federal de Viçosa (UFV) como uma possível opção de ingresso à Educação Superior. Considerando os aspectos sociais, políticos e educacionais que afetam o acesso desses jovens às Instituições Públicas de Educação Superior, este estudo busca compreender como esses aspectos estão envolvidos na decisão desse grupo para a continuidade dos estudos em nível superior. O objetivo deste trabalho consiste em analisar a perspectiva dos jovens viçosenses ao concluirem o Ensino Médio e, se está no panorama destes jovens, pleitear uma vaga na universidade. Nesse sentido, o estudo pretende identificar os desafios desse público para ingressar no Ensino Superior, além de identificar se há influências, escolares, familiares ou sociais, que possam incentivá-los ou desestimulá-los a seguir esse caminho. A fundamentação teórica é embasada nas ideias do sociólogo Pierre Bourdieu, em especial seus conceitos de habitus e capitais (econômico, cultural, social e simbólico), os quais auxiliam na análise das relações e das posições sociais dos indivíduos, e como essas influenciam suas decisões e trajetórias acadêmicas. Esse projeto foi elaborado a partir de questionamentos da pesquisadora ao iniciar os estágios na rede pública de ensino no município. Essa experiência revelou uma lacuna no conhecimento da população sobre a UFV, que, apesar de estar no município, é pouco conhecida, especialmente em relação à sua gratuidade e acessibilidade. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de campo, que está sendo realizada na Escola Estadual Raul de Leoni. O público alvo deste estudo são alunos do 3° ano do ensino médio, para a construção dos dados, em um primeiro momento, será aplicado um questionário presencial à uma turma da instituição. No segundo momento da coleta de dados, serão realizadas entrevistas semiestruturadas a alunos selecionados. A análise dos dados será feita com base na técnica de análise de conteúdo semântico, em que as informações obtidas nas entrevistas serão organizadas e analisadas em categorias, possibilitando uma compreensão mais profunda das motivações e desafios enfrentados pelos jovens na busca por uma educação superior pública. Reitera-se que a pesquisa foi analisada e aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa. |