Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20116

Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Serviço Social
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Sidney Pires Martins
Orientador RITA MARCIA ANDRADE VAZ DE MELLO
Outros membros Mateus José dos Santos, RITA DE CASSIA PEREIRA FARIAS
Título Assistência Estudantil em Território Amazônico: equidade, desafios e políticas públicas no IFAM – Campus Tefé
Resumo Este trabalho analisa a política de assistência estudantil no Instituto Federal do Amazonas – Campus Tefé (IFAM-CTEF), com foco em sua efetividade diante das condições socioeconômicas adversas do interior amazônico. A pesquisa, de natureza qualitativa e descritiva, fundamentou-se na análise de dados institucionais referentes ao período de 2023 a 2025 e na realização de entrevista semiestruturada com o assistente social do campus. Os resultados evidenciam que a maioria dos estudantes possui renda familiar per capita inferior a meio salário-mínimo e enfrenta obstáculos cotidianos relacionados à alimentação, transporte, moradia e acesso a materiais escolares. O estudo aponta ainda a insuficiência dos recursos destinados à assistência estudantil, agravada pelo chamado “custo amazônico”, que encarece significativamente os bens e serviços essenciais, comprometendo a efetividade das ações voltadas à permanência estudantil. Embora a recente Lei nº 14.914/2024 represente um avanço ao consolidar a Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) como política de Estado, persistem lacunas quanto ao financiamento adequado e à sensibilidade das políticas públicas frente às especificidades regionais. A realidade evidenciada demonstra a necessidade de critérios mais justos na distribuição de recursos, bem como de estratégias que contemplem a diversidade socioterritorial do Amazonas. Conclui-se que a assistência estudantil é estratégica para a garantia do direito à educação e para a superação das desigualdades históricas que afetam populações ribeirinhas, indígenas, rurais e periféricas. No entanto, para que cumpra seu papel de instrumento de justiça social, é fundamental o fortalecimento do investimento público, a valorização dos profissionais da educação e a articulação com outras políticas sociais, como saúde, moradia, transporte e infraestrutura. O estudo reafirma a importância de uma política pública efetiva e equitativa, comprometida com os direitos dos cidadãos, além de considerar a importância de se voltar olhares para regiões vulneráveis, marginalizadas e em uma região que ainda carece de investimentos, sobretudo em políticas públicas e sociais voltadas à população.
Palavras-chave Políticas sociais, Custo Amazônico, Equidade.
Apresentações
  • Vídeo: Local e horário não definidos.
Gerado em 2,88 segundos.