Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20113

Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Letras
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Said Slaibi Araujo
Orientador RONY PETTERSON GOMES DO VALE
Título A relação interdiscursiva entre o discurso religioso e humorístico no caso da igreja evangélica pica das galáxias
Resumo O humor e a religião são vistos pela sociedade, com certa frequência, como dois temas que não se aproximam habitualmente. Nos últimos anos, contudo, muito em razão do crescimento midiático e da apropriação de figuras religiosas do aparelho das mídias para se comunicarem com fiéis reais e potenciais, não são raros exemplos de líderes religiosos, intermediados pelas mídias virtuais, que lançam mão de elementos humorísticos. Por outro lado, observa-se também, por parte de humoristas, o uso de elementos de religiões para produzir humor de forma sistemática. Assim, as fronteiras discursivas entre o humor e a religião começam a se estremecer. Neste sentido, nosso objetivo principal com essa pesquisa é analisar a relação interdiscursiva entre o Discurso Humorístico e o Discurso Religioso no caso da Igreja Evangélica Pica das Galáxias (IEPG). A IEPG se trata de um quadro humorístico criado pelo humorista Arnaldo Taveira há mais de dez anos. Esse humorista encarna o personagem de um líder religioso também chamado Arnaldo, que está a frente dessa suposta denominação religiosa. O humorista publica os vídeos associados à IEPG em seu canal do Youtube, o qual acumula cerca de 1 milhão de seguidores e mais de 150 milhões de visualizações. Uma das grandes problemáticas dos vídeos da IEPG é, justamente, o difícil reconhecimento dos limites entre o Discurso Religioso e o Humorístico, responsável pela dificuldade de muitas pessoas de entenderem que se tratava de um quadro humorístico, e não de uma verdadeira igreja e de um legítimo líder religioso, algo confessado pelo próprio humorista. Como referencial teórico-metodológico, nosso trabalho se insere no escopo da Análise do Discurso (AD) e mobilizamos, majoritariamente, os conceitos associados à Teoria Semiolinguística (TS) do linguista Patrick Charaudeau. Trazemos, em especial, o que essa teoria entende com relação ao humor do ponto de vista discursivo. Além disso, buscamos integrar em nosso eixo teórico trabalhos outros, de pesquisadores da AD ou não, que versassem sobre as temáticas da religião, do humor, do discurso religioso e humorístico. Por ser a AD teoria e método, nos baseamos nos procedimentos previstos pela TS para efetuar as análises. Por nossa pesquisa no âmbito do mestrado ainda se encontrar em desenvolvimento, não dispomos de resultados finais ou conclusões definitivas. Por essa razão, pretendemos apresentar nossas considerações e resultados parciais, obtidos até o momento em função de nossas análises. Assim, as análises nos mostram, no humor pelo jogo semântico, a recorrência da incoerência paradoxal; no humor pelo jogo enunciativo, a recorrência do sarcasmo e da sátira; nos efeitos de humor, a predominância da derrisão. Os exercícios analíticos até o momento apontam para a necessidade de conhecimentos do universo discursivo religioso evangélico para entender o humor nos vídeos da IEPG.
Palavras-chave discurso humorístico, discurso religioso, teoria semiolinguística
Apresentações
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