Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20111

Instituição Instituto Federal do Amazonas - Campus Tefé
Nível Pós-graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Informática
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Júlio dos Santos da Silva
Orientador Mateus José dos Santos
Outros membros RITA MARCIA ANDRADE VAZ DE MELLO
Título Percepções sobre Tecnologias Digitais entre Estudantes da PROEJA/PC no IFAM/Campus Tefé
Resumo Este estudo teve como objetivo investigar as percepções de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), vinculados ao curso técnico em Produção Cultural da modalidade PROEJA no IFAM/Campus Tefé, sobre as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e sua relevância em seus cotidianos. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada com 13 estudantes do 1º Módulo do curso e utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado, composto por sete questões discursivas, além de duas atividades de produção de desenhos. A análise dos dados baseou-se na técnica de Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977), com foco na identificação de unidades de sentido e na categorização temática dos discursos e produções visuais dos participantes. Os resultados revelaram que, embora os estudantes demonstrem familiaridade com alguns dispositivos tecnológicos, como celulares, computadores e impressoras, suas compreensões sobre as TDIC ainda estão marcadas por uma visão essencialmente instrumental e tecnicista. Em muitos casos, as tecnologias foram associadas apenas à operação de equipamentos e à realização de tarefas básicas, sem aprofundamento em suas dimensões sociais, comunicativas, educativas ou críticas. Ainda assim, emergiram percepções relacionadas à importância das TDIC na comunicação digital, no acesso à informação e no desenvolvimento de habilidades que podem ser mobilizadas tanto no contexto educacional quanto no mundo do trabalho. Em um cenário amazônico como o de Tefé, caracterizado por desafios estruturais, limitações de conectividade e desigualdade no acesso a bens tecnológicos, as falas e os desenhos dos participantes também evidenciaram barreiras materiais que dificultam a plena apropriação das tecnologias. As representações visuais reforçaram uma concepção limitada das TDIC, centrada em imagens de máquinas e redes sociais, o que evidencia a necessidade de práticas pedagógicas que promovam uma visão mais ampliada, reflexiva e crítica da cultura digital. A disciplina “Informática Básica Aplicada”, componente curricular do curso técnico em Produção Cultural, destacou-se como espaço estratégico de aprendizagem e reflexão sobre a era digital. Os relatos apontam que os momentos formativos vivenciados na disciplina contribuíram para o fortalecimento da autonomia tecnológica dos estudantes e para a ampliação do seu repertório crítico em relação ao uso das TDIC. A pesquisa conclui que, para além da mera instrumentalização, é fundamental que a EJA promova experiências educativas que dialoguem com as vivências dos sujeitos, respeitando seus saberes prévios e ampliando suas possibilidades de inserção na sociedade digital. Isso requer políticas públicas de inclusão digital que garantam acesso equitativo às tecnologias, bem como estratégias pedagógicas contextualizadas que incorporem as TDIC de maneira significativa, colaborando para a formação cidadã e crítica dos estudantes.
Palavras-chave Tecnologias Digitais, Educação de Jovens e Adultos, Cidadania Digital
Apresentações
  • Vídeo: Local e horário não definidos.
Gerado em 2,57 segundos.