Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20110

Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Educação Infantil
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Ana Alice Vitório Cláudio
Orientador LILIANE FERNANDES CAIAFA DAMASCENO
Outros membros Gus Costa Rosa Xavier, Mayara Oliveira Nascimento
Título MusiCart: Entre trilhas de Música e de Arte!
Resumo Este trabalho tem por objetivo apresentar a experiência como bolsista no projeto de extensão MUSICART: ENTRE TRILHAS DE MÚSICA E DE ARTE!, destacando os aprendizados vivenciados até o momento e evidenciando a importância da musicalização na primeira etapa da educação básica. O projeto MusiCart é vinculado ao Departamento de Educação Infantil da Universidade Federal de Viçosa, foi idealizado como uma iniciativa de extensão universitária voltada à musicalização e expressão artística de crianças na Educação Infantil. Atuando nas instituições públicas de Viçosa, o MusiCart promove atendimentos semanais que combinam música, artes visuais, e expressão corporal como instrumento pedagógico por meio da ludicidade. Participar do MusiCart enquanto bolsista e estudante do curso de Educação Infantil está sendo uma experiência formativa e singular. As práticas vivenciadas até o momento, tem me permitido compreender de forma prática os benefícios da musicalização para crianças, além de contribuir diretamente para a construção da identidade profissional docente, fortalecendo o olhar sensível, criativo e comprometido com a infância. O projeto surgiu da necessidade de aproximar a universidade das escolas de Educação Infantil do município, levando propostas lúdicas e educativas. O projeto articula música com diferentes linguagens artísticas, como o desenho, a dança e contação de histórias. Tem por finalidade apresentar a importância da musicalização durante a primeira etapa da educação básica, e sua relevância para o estudante universitário, enquanto futuro profissional da educação infantil decorrentes de sua vivência ao longo do projeto nas instituições atendidas. Participar do MusiCart tem transformado minha forma de compreender a musicalização como instrumento muito necessário na primeira infância. Ao longo do projeto, tenho aprendido a planejar atividades lúdicas, observar as interações das crianças entre pares, documentar e refletir continuamente sobre minha prática. A formação teórica adquirida na universidade foi colocada à prova em situações concretas, exigindo criatividade, flexibilidade e empatia. Além disso, o MusiCart tem me proporcionado repertório musical e estético além de confiança para mediar atividades de musicalização. O projeto, articulado à formação em Educação Infantil na Universidade Federal de Viçosa, tem revelado uma experiência rica e transformadora, tanto para as crianças quanto para os estudantes envolvidos. Ao integrar música, arte e educação, o projeto promove vivências significativas, respeitosas e criativas, que contribuem para o desenvolvimento integral das crianças atendidas. É fundamental que iniciativas como o MusiCart sejam valorizadas e ampliadas, pois elas demonstram que a universidade pode e deve estar em diálogo permanente com a escola e a comunidade. Portanto, a música, nesse contexto, é muito mais do que uma atividade pedagógica: é uma ferramenta de humanização, inclusão e construção de futuros mais justos e poético.
Palavras-chave Educação Infantil, música, arte
Apresentações
  • Painel: Local e horário não definidos.
Gerado em 1,14 segundos.