Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
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Nível | Graduação |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Dimensões Sociais: ODS5 |
Setor | Departamento de Educação |
Bolsa | Não se Aplica |
Conclusão de bolsa | Não |
Primeiro autor | Gabrielle Victoria Marcelino da Cruz |
Orientador | MARIA SIMONE EUCLIDES |
Outros membros | LIDIANE CESARIO BARRETO |
Título | A presença de mulheres negras no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Viçosa: uma análise de suas chegadas e expectativas. |
Resumo | Este projeto de pesquisa tem como objetivo compreender as trajetórias de mulheres negras que ingressaram no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Viçosa (UFV) no ano de 2022, buscando reconhecer como suas vivências, identidades e resistências se constroem no espaço acadêmico. A pesquisa pretende valorizar as histórias dessas mulheres, dando visibilidade às suas experiências dentro de uma universidade pública, que, apesar dos avanços nas políticas de acesso, ainda é marcada por desigualdades raciais e de gênero. O ambiente universitário pode representar tanto um espaço de crescimento e conquistas quanto de desafios constantes para mulheres negras, cujas presenças são frequentemente atravessadas por preconceitos, estigmas e invisibilizações históricas. A partir da abordagem qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas como principal instrumento de coleta de dados, o estudo se propõe a investigar as motivações que levaram essas estudantes a escolherem o curso de Pedagogia, os desafios enfrentados ao longo da trajetória acadêmica, as estratégias utilizadas para garantir a permanência na universidade e as suas expectativas quanto ao futuro profissional e pessoal após a conclusão do curso. A escuta sensível e atenta às narrativas das participantes é fundamental para compreender as múltiplas dimensões que compõem suas experiências no ensino superior. A relevância deste trabalho está em contribuir com reflexões mais amplas sobre a permanência de mulheres negras no ensino superior, reconhecendo suas vozes, suas lutas e conquistas, além de ampliar os debates sobre equidade racial na educação, sobretudo no contexto do curso de Pedagogia da UFV. Ao dar visibilidade a essas trajetórias, o estudo pretende não apenas registrar histórias de resistência e superação, mas também provocar reflexões sobre como a universidade pode se tornar um espaço verdadeiramente inclusivo, diverso e acolhedor para todas e todos. Assim, este projeto reafirma o compromisso com uma educação antirracista, democrática e comprometida com a justiça social. |
Palavras-chave | Mulheres negras, Pedagogia, Universidade pública |
Apresentações |
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