Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20099

Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Dimensões Sociais: ODS3
Setor Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Gabriel Vieira Matias de Oliveira
Orientador LUCIANO JOSE MINETTE
Título A qualidade ergonômica da atividade docente de uma instituição federal de ensino
Resumo A ergonomia busca adaptar as condições de trabalho às características físicas e cognitivas dos trabalhadores, promovendo bem-estar, saúde, segurança e eficiência. Este estudo teve como objetivo avaliar a qualidade ergonômica do ambiente de trabalho de docentes de uma instituição federal de ensino superior, com foco na identificação de desconfortos musculoesqueléticos e condições inadequadas de mobiliário e organização do espaço. Para isso, foram aplicadas ferramentas como o Checklist de Couto e o Diagrama de Corlett em uma amostra de 118 docentes, composta por 60 mulheres e 58 homens, com idade média de 48 anos.

Os dados obtidos permitiram identificar percepções distintas entre os sexos quanto à adequação dos equipamentos: homens relataram maior satisfação com cadeiras e monitores, enquanto as mulheres mostraram-se mais satisfeitas com as mesas de trabalho. A análise do Checklist de Couto apontou que itens como apoios para os pés e porta-documentos foram mal avaliados por ambos os grupos, indicando condições ergonômicas consideradas "péssimas". Já componentes como teclados apresentaram boa aceitação. O layout dos ambientes foi classificado como razoável, evidenciando potencial para melhorias. O Diagrama de Corlett revelou que as regiões do pescoço, costas (superior e inferior) e punhos/mãos foram as mais afetadas por dores, variando de moderadas a intensas, o que reforça a necessidade de ajustes ergonômicos urgentes.

A partir da análise dos dados, conclui-se que há uma carência de adequações ergonômicas nos ambientes docentes, com impacto direto na saúde e produtividade desses profissionais. As recomendações incluem investimentos em mobiliários ajustáveis, como cadeiras com suporte lombar e mesas reguláveis, bem como a disponibilização de apoios para os pés e suportes de documentos. Além disso, destaca-se a importância de programas educativos voltados à conscientização e adoção de boas práticas ergonômicas, bem como avaliações periódicas dos postos de trabalho. Tais ações são essenciais para promover um ambiente acadêmico mais saudável, seguro e eficiente, assegurando a qualidade de vida dos docentes e, por consequência, contribuindo para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave Ergonomia, Saúde ocupacional, Avaliação ergonômica.
Apresentações
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