Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20093

Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Educação
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Aline Araújo Cassimiro
Orientador VALTER MACHADO DA FONSECA
Título O Uso dos Museus na Construção de Metodologias para o Ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos
Resumo A presente pesquisa tem como objetivo compreender de que maneira os museus da Universidade Federal de Viçosa (UFV) podem contribuir para a construção de metodologias voltadas ao ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos (EJA), articulando saberes científicos com as vivências dos estudantes. Partindo da constatação das lacunas pedagógicas que ainda permeiam o ensino formal e da necessidade de superação de práticas tecnicistas e tradicionais. A pesquisa se justifica diante do cenário de desmonte da EJA e da urgência em valorizar os saberes populares, em contraposição à lógica bancária de ensino. A metodologia adotada é qualitativa, de caráter exploratório, estruturada em três eixos: levantamento bibliográfico, observação direta e visitas pedagógicas aos museus João Moojen (Zoologia), Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef (Geociências) e Parque Interativo de Botânica (Biomas). Serão utilizados instrumentos como diários de campo, questionários semiestruturados, registros das interações e produções gráficas dos estudantes. As visitas de campo permitem observar como os sujeitos interagem com as exposições e como relacionam os conteúdos científicos às suas experiências prévias. A fundamentação teórica ampara-se em autores como Freire (1982), Marandino (2017), Gohn (2006), Arroyo (2011) e Bizzo (1982), para embasar a compreensão crítica sobre os processos educativos em espaços formais e não formais, destacando a centralidade do diálogo, da mediação pedagógica e da construção coletiva do conhecimento. A pesquisa propõe que, ao articular vivências e ciência por meio da mediação museal, é possível tornar o ensino de Ciências mais acessível e conectado à realidade dos estudantes da EJA. A análise dos dados será realizada por meio da análise temática, considerando os sentidos produzidos pelos sujeitos em suas interações com os museus. Espera-se que os resultados revelem possibilidades metodológicas que rompam com modelos tradicionais de ensino, valorizem o protagonismo dos educandos e contribuam para o fortalecimento de uma educação crítica. Esta proposta visa, portanto, contribuir para a ampliação do campo de práticas pedagógicas na EJA e para o reconhecimento dos museus como espaços formativos potentes no diálogo entre ciência, cultura e experiência.
Palavras-chave EJA, Museus, Ensino de Ciências
Apresentações
  • Painel: Local e horário não definidos.
Gerado em 2,19 segundos.