Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20088

Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Dimensões Ambientais: ODS13
Setor Departamento de Arquitetura e Urbanismo
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq, FAPEMIG
Primeiro autor Lorraine Vaz Pessoa dos Santos
Orientador JOYCE CORRENA CARLO
Título Desempenho de sistemas de ventilação natural para resfriamento de um edifício escolar sob um cenário de mudanças climáticas em Viçosa-MG
Resumo As mudanças climáticas apontam para uma necessidade crescente de adaptação das edificações para proporcionar conforto ambiental, uma vez que a tendência é que o uso de ar-condicionado aumente, especialmente em ambientes de elevada carga térmica, como as salas de aula. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi investigar, a partir de simulações termoenergéticas com o software EnergyPlus, as contribuições da ventilação natural e da mecânica em uma edificação escolar existente para a melhoria do conforto térmico do usuário. Em um primeiro momento, foi criado um modelo simplificado do Pavilhão de Aulas (PVB) que possui uma espacialidade que representa o todo. A partir dele foram criados dois modelos isolados, um com a tecnologia de fachada opaca ventilada e outro com a aplicação de paredes internas ventiladas com e sem o uso de Material de Mudança de Fase (PCM) e ventilação mecânica (insufladores). Vale ressaltar que ambos os modelos possuiam chaminés térmicas que estão presentes na edificação real. A edificação foi simulada para uma cidade brasileira classificada na Zona Bioclimática 2M (Viçosa-MG) em um cenário de mudanças climáticas. Os resultados obtidos indicam que a tecnologia de fachada opaca ventilada não reduziu significamente as temperaturas operativas do PVB, apresentando uma diferença de temperatura nas salas de aula menor que 0.4°C na maior parte do ano se comparada a edificação atual. Por fim, as paredes internas ventiladas apresentaram resultados mais promissores, proporcionando, em média, uma diminuição de 2°C nas salas de aulas, se comparadas ao caso base. Outra conclusão é que a ventilação mecânica trouxe maiores contribuições para o conforto térmico que a utilização de PCM. O emprego de PCM também trouxe benefícios, porém somente se usado de forma concomitante à ventilação mecânica. Esses resultados contribuem para a ampliação do entendimento acerca de adaptações em edificações escolares brasileiras para cenários climáticos futuros. Portanto, reforça-se a importância da ventilação natural e mecânica em edificações, visando garantir conforto térmico diante das mudanças climáticas.
Palavras-chave Ventilação mecânica, PCM, Conforto térmico
Apresentações
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