Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20085

Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Educação
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Maria Eduarda Vieira Martins
Orientador GABRIELA SILVEIRA MEIRELES
Título O PROCESSO DE ALFALETRAMENTO DE UMA CRIANÇA COM TEA: reflexões sobre as estratégias aplicadas em um contexto não escolar
Resumo A presente pesquisa abordará os desafios enfrentados por uma criança com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) em relação ao processo de “alfaletramento” - alfabetização juntamente com o letramento. No contexto atual, as escolas têm enfrentado diversas dificuldades na relação ensino-aprendizagem das crianças com esse transtorno e entendemos que o trabalho pedagógico em um espaço não escolar pode ser uma oportunidade de desenvolver práticas mais flexíveis e adaptadas às necessidades individuais dessas crianças. O objetivo geral desta pesquisa será identificar propostas e práticas pedagógicas de “alfaletramento” desenvolvidas junto a uma criança com TEA em um espaço não escolar, visando analisar as hipóteses construídas por ela, o seu repertório sociocultural e as estratégias mais e menos eficazes utilizadas por uma monitora de alfabetização nesse contexto. A metodologia adotada foi a qualitativa, em que também será adotada uma abordagem exploratória, caracterizada por um estudo de caso e pela coleta de dados por meio de observação direta da aprendizagem da criança e de entrevista semiestruturada com a mãe. A análise dos dados será conduzida de forma interpretativa e qualitativa, utilizando a categorização para identificar práticas mais e menos eficazes no “alfaletramento” da criança com TEA. No que diz respeito ao referencial teórico, o estudo será embasado por autores do campo da alfabetização, da educação inclusiva e da psicologia, abordando as especificidades na aprendizagem da criança com TEA, incluindo autores como Magda Soares, Emilia Ferreiro, Tomaz Tadeu da Silva, Vera Maria Ferrão Candau e Claudio Roberto Baptista, entre outros. Com esta pesquisa, espera-se apresentar estratégias pedagógicas que sejam mais e menos eficazes para promover o engajamento e a aprendizagem da criança autista em questão. Por fim, o estudo apresentará práticas que sejam essenciais no “alfaletramento” de crianças com TEA em espaços não escolares, contribuindo para o fortalecimento de uma educação inclusiva e significativa.
Palavras-chave Alfaletramento, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Educação Inclusiva.
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