“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 17726

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática História
Setor Departamento de História
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Solange Silva Ramos
Orientador JONAS MARCAL DE QUEIROZ
Título Preservação E Difusão Do Patrimônio Cultural Científico E Tecnológico: Uma Proposta De Arquivamento Dos Projetos Institucionais Para Aquisição De Infraestrutura De Pesquisa Da Pró-Reitoria De Pesquisa E Pós-Graduação Da Universidade Federal De Viçosa (2007-2020)
Resumo Essa pesquisa, fruto de dissertação de mestrado defendida junto ao Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania, teve como objetivo refletir e discutir sobre a preservação e difusão do Patrimônio Cultural Científico e Tecnológico da Universidade Federal de Viçosa, especificamente os documentos gerados a partir dos projetos institucionais para aquisição de infraestrutura de pesquisa, que podem contribuir com a construção da historiografia científica da instituição e com a transmissão do conhecimento para as futuras gerações de pesquisadores e para elaboração de novos projetos. Pretendeu-se, ainda, propor uma adequação no sistema de registro de projetos da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação com vista ao arquivamento e uma gestão eficiente destes documentos e da infraestrutura de pesquisa, de modo a subsidiar a administração superior nos processos de tomada de decisão. Para isso, foram realizadas pesquisas sobre os temas patrimônio, patrimônio cultural, patrimônio da ciência e tecnologia, gestão de documentos e arquivos, em livros, artigos, documentos, dissertações e teses para maior familiaridade com os temas em questão. Com vistas a conhecer e compreender as práticas de preservação e arquivísticas existentes na instituição, foram aplicados questionários aos pesquisadores, realizados levantamentos nos arquivos da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, no Arquivo Central e Histórico, no Sistema de Registro de Projeto de Pesquisa, no antigo Sistema de Registro de Controle de Processo da UFV e na fundação de apoio, Fundação Arthur Bernardes.
Muitas vezes a história da instituição foi contada a partir das memórias construídas daqueles que foram considerados grandes vultos, como: Arthur da Silva Bernardes, Peter Henry Rolfs, ou seja, a partir de um olhar influenciado pelo eurocentrismo, o qual muitas vezes silenciou as narrativas dos outros grupos formadores da instituição. O novo olhar da historiografia sobre as possibilidades de narrativas existentes, dado a pluralidade de grupos em uma instituição, nação e até mesmo mundo, propiciou que outras memórias emergissem contribuindo com novas construções, ressignificando o entendimento que uma história poderia ser contada a partir de várias memórias.
Obviamente que uma memória não sobrepõe a outra, mas, complementa e lança luzes naquelas que até então eram despercebidas. Pensando nisso, reforçamos o quanto é importante essa discussão sobre a preservação e difusão das várias memórias que permitem construir a historiografia da UFV. A inquietação para melhor gerir as informações sobre a formação da infraestrutura de pesquisa da UFV, conhecer os contextos, os envolvidos em sua aquisição, as demandas, nos levaram a desenvolver essa pesquisa.
Palavras-chave patrimônio cultural, arquivos, gestão de documentos.
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,68 segundos.