Resumo |
A Capoeira surgiu no Brasil no séc. XVII como luta por liberdade de africanos escravizados. Foi proibida, prevista no código penal até que em 1937, Manoel dos Reis Machado, mestre Bimba, e na mesma época Vicente Ferreira Pastinha, mestre Pastinha, articulando saberes didático-pedagógicos desenvolveram métodos e lutaram para a promover a Capoeira. A Capoeira é uma manifestação cultural afro-brasileira, é luta-jogo-dança e patrimônio cultural imaterial da humanidade. O projeto de extensão Capoeira Alternativa difunde os fundamentos de Capoeira para estudantes e comunidade viçosense há 27 anos, proporcionando aprendizagens corporais, rítmicas, históricas, sociais e de valores éticos e morais, atributos importantes para formação integral e crítica do estudante e para construção de conhecimentos. Ao longo dos anos, o projeto ganhou dimensões e rompeu os limites da Universidade, se inserindo nas comunidades e espaços formais de ensino como escolas e associações. Este trabalho de extensão atua na Associação Assistencial e Promocional da Pastoral da Oração de Viçosa (APOV) em Nova Viçosa, e tem como objetivo principal divulgar, valorizar e tornar acessível a Capoeira l a jovens de Nova Viçosa, ressignificando-a, a fim de compreender sua história e ancestralidade, valorizando-a como manifestação cultural brasileira e proporcionando a inclusão social por meio de processos de formação sociocultural através da Capoeira. São feitas reuniões entre a equipe do projeto para organizar e dividir demandas, programar as aulas e o evento, refletir e avaliar as aulas, além de realizar estudos e reflexões sobre textos relacionados com o Projeto. O bolsista e estagiários ministram aulas de Capoeira semanalmente. São atendidas 130 crianças, entre 2 e 14 anos. Até o momento as crianças e adolescentes aprenderam aspectos básicos do histórico da capoeira, também sobre o convívio social, fazem movimentos corporais básicos, tem apresentado desenvolvimento da coordenação motora da maioria dos estudantes, também aprendem músicas e aspectos rítmicos da Capoeira, usando uma metodologia lúdica, através de jogos e brincadeiras com temas da capoeira. As experiências desse trabalho possibilitam à equipe aprendizados enriquecedores através do convívio com os educadores da APOV, do convívio com os mestres, integrando assim os saberes científicos e populares, proporcionando reflexão sobre sua prática enquanto acadêmico e contribuído para sua formação profissional ao vivenciar a realidade concreta. A comunidade da APOV e a equipe do projeto avaliam os resultados de positivamente, consideram rico os aprendizados conceituais, atitudinais e procedimentais. A continuidade das aulas podem oportunizar momentos de aprendizado que podem contribuir significativamente na vida dos estudantes, através da melhora da autoestima, do vocabulário cultural, do reconhecimento da importância da expressão cultural afro-brasileira para formação de sua identidade, de melhoria da convivência social. |