Resumo |
Este trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa de mestrado em andamento junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGMECM) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), a respeito da utilização da Arte nas aulas de Matemática, mais especificamente, de Geometria. De acordo com Fainguelernt e Nunes (2015), a matemática e a arte nunca estiveram em campos antagônicos, e, a partir desta premissa, foram elaboradas oficinas fundamentadas na Enculturação Matemática, proposta por Bishop (1991). O foco do trabalho desenvolvido foi o desenvolvimento dos alunos e a apropriação da forma matemática de interagir com o mundo. As oficinas foram elaboradas a partir das seis atividades matemáticas universais propostas por Bishop. O objetivo principal deste trabalho é, através de atividades artísticas, desenvolver o pensamento geométrico e a criatividade matemática dos alunos. As oficinas foram construídas na intenção de tornar o processo de aprendizagem mais instigante e favorecer a interdisciplinaridade, de forma a promover a autonomia do estudante. Desejamos conhecer que contribuições a arte pode trazer ao ensino da geometria, para o desenvolvimento do pensamento geométrico e da criatividade dos estudantes da escola básica. Foram, então, propostas oficinas, com alunos do Ensino Fundamental - Anos Finais de uma escola pública de Minas Gerais, a partir de atividades artísticas que favorecessem o desenvolvimento da criatividade e conhecimento geométrico. A metodologia de pesquisa é de natureza exploratória de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados a partir de registros produzidos pelos alunos e entrevistas. Atividades avaliativas foram realizadas de acordo com o Modelo de Van Hiele e o Teste de criatividade, que considera as variáveis: fluência, flexibilidade e originalidade. Os resultados parciais obtidos corroboram que a utilização da arte para o ensino de geometria, possibilita uma abordagem pedagógica mais humanizada, que instiga o pensamento criativo e traz a possibilidade de aprendizagem de forma interessante, tornando a matemática mais agradável para os alunos. Assim, a partir dos resultados analisados até o momento, percebemos que a utilização da Arte para o ensino da Geometria pode ser uma estratégia eficiente, auxiliando no desenvolvimento do pensamento geométrico dos estudantes e também na afetividade em relação à Matemática. Espera-se, também, que a pesquisa contribua para a prática docente, incentivando e influenciando outros professores a utilizarem da Arte em suas aulas, e que mostrem a Matemática além do tradicional, auxiliando também no desenvolvimento da criatividade de seus alunos. |