Resumo |
O Covid-19 trouxe grandes mudanças no mundo, trazendo à tona um “novo normal”, no qual as atividades online estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas. Isto também inclui as formas em que as informações alcançam a população em geral. As redes sociais se tornaram umas das principais ferramentas utilizadas nesse contexto e embora elas, na maioria das vezes, são utilizadas como forma de entretenimento, no período de pandemia novas formas de conteúdo surgiram, e estes conteúdos foram massificados graças aos aportes das redes sociais. As plataformas digitais passaram conhecimentos de diferentes áreas e maneiras, sempre de forma simples e atrativa, o que possibilitou o alcance de pessoas que antes não possuíam acesso a todas informações. O Pragas.net surgiu com esse objetivo tornar didático conhecimentos de duas grandes áreas de pesquisa: entomologia e agroecologia; e relacionar as duas de forma que o agricultor que esteja na plataforma tenha acesso a esses conteúdos.. Com isso o projeto consegue democratizar o conhecimento tornando-o acessível a um maior número de pessoas e possibilitando que práticas mais sustentáveis que valorizem os insetos benéficos e combatem os insetos pragas sejam disseminados na agricultura familiar. O projeto priorizou a criação de conteúdo no formato de vídeos narrados de curta duração (i.e., de até 60 segundos) pelo fato que esse novo estilo de conteúdo ter viralizado com o surgimento do Tiktok e o lançamento do Reels no Instagram, além de postagens (posts) em forma de texto, possibilitando um detalhamento maior dos conteúdos presentes nos vídeos . O Instagram do projeto possui cerca de 113 seguidores, mas o alcance de seus vídeos chegam a ultrapassar 3.000 visualizações em único Reels, segundo o Insghts (ferramenta do Instagram para criadores de conteúdo) o perfil Pragas.net tem um alcance total de 7.184 contas. Esse alcance é pelo fato do algoritmo estar priorizando conteúdos nesse formato de mídia e entregando para grande um grande número de usuários, mesmo que grande parte não seja seguidores do perfil. Dessa forma o Instagram tem alcançado um grande número de usuários e cooperando na divulgação de conteúdos científicos. |