“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 17661

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação
Setor Departamento de Matemática
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Ramon Marques Gonçalves
Orientador APARECIDA DE FATIMA ANDRADE DA SILVA
Outros membros Adriano Costa da Silva, Thamyres Ribeiro Medeiros
Título Abordagem CTSA no ensino da Matemática: Uma investigação sobre o Descarte Irracional de Papel numa escola da rede Estadual do Município de Viçosa
Resumo Um tema atual a ser discutido é a conservação do meio ambiente, sendo necessário a mudança de pensamentos e atitudes, podendo ser alcançada por meio da educação, desenvolvendo desde cedo conceitos, habilidades e atitudes no ambiente escolar, um lugar de formação de pessoas conscientes e críticas. Assim, diante desse contexto os residentes do Programa Residência Pedagógica desenvolveram uma sequência didática intitulada “Uma Investigação sobre o Descarte Irracional do Papel” de fevereiro a março de 2022 em duas turmas do primeiro ano do Ensino Médio na Escola Estadual Raul de Leoni em Viçosa – MG. A sequência tem como abordagem a metodologia de ensino Ciências, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), a qual proporciona o estabelecimento de relações entre aspectos sociais, a ciência, a tecnologia e o meio ambiente, com vistas a desenvolver o pensamento crítico (Vieira, 2018). A sequência didática desenvolveu o tema Meio Ambiente na disciplina de Matemática, sensibilizando e evidenciando por meio de ferramentas, a respeito do descarte de papel existente na escola, com o intuito de favorecer o pensamento reflexivo e crítico dos estudantes, tornando-o capaz de aplicar o conhecimento adquirido em seu cotidiano utilizando saberes científicos, tecnológicos, sociais e ambientais. Além de possuir uma estrutura interdisciplinar, envolvendo conhecimentos da matemática, língua portuguesa e ciências, amplamente difundidos com conhecimentos tecnológicos e ambientais acerca dos impactos causados pela utilização irracional do papel. A sequência didática foi aplicada em sete aulas, e proporcionou momentos de discussão de temas voltados para a utilização consciente do papel e alternativas para a redução do seu uso, despertando a criatividade e curiosidade dos alunos, uma vez que a metodologia aplicada permitiu desenvolver uma investigação na qual evidencia-se a Matemática ao seu redor. No desenvolvimento do projeto os alunos; dispuseram de informações em folders, slides, e textos confeccionados pelos residentes que serviu como material auxiliar nas realizações das atividades. Nessa atividade os estudantes constataram que a quantidade de papel desperdiçada em uma semana na escola, nas salas investigadas foi de 445 folhas, e a média de papel desperdiçada em uma sala de aula é de 55,625 folhas de papel por dia. O projeto desenvolvido possibilitou evidenciar o interesse e a importância que os alunos dão a essas atividades, quanto a utilização da Matemática com outras áreas do conhecimento, colaborando com o processo de ensino- e aprendizagem dos alunos, construindo uma prática educativa capaz de relacionar a Matemática no cotidiano. Contudo, o docente deve propor atividades significativas para o desenvolvimento de conteúdos em sua sala de aula, desenvolvendo atividades relacionadas com outras áreas do conhecimento, estabelecendo conexões entre os problemas sociais e ambientais da sociedade em que vive.
Palavras-chave CTSA, Matemática, Residência Pedagógica
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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