Resumo |
Um tema atual a ser discutido é a conservação do meio ambiente, sendo necessário a mudança de pensamentos e atitudes, podendo ser alcançada por meio da educação, desenvolvendo desde cedo conceitos, habilidades e atitudes no ambiente escolar, um lugar de formação de pessoas conscientes e críticas. Assim, diante desse contexto os residentes do Programa Residência Pedagógica desenvolveram uma sequência didática intitulada “Uma Investigação sobre o Descarte Irracional do Papel” de fevereiro a março de 2022 em duas turmas do primeiro ano do Ensino Médio na Escola Estadual Raul de Leoni em Viçosa – MG. A sequência tem como abordagem a metodologia de ensino Ciências, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), a qual proporciona o estabelecimento de relações entre aspectos sociais, a ciência, a tecnologia e o meio ambiente, com vistas a desenvolver o pensamento crítico (Vieira, 2018). A sequência didática desenvolveu o tema Meio Ambiente na disciplina de Matemática, sensibilizando e evidenciando por meio de ferramentas, a respeito do descarte de papel existente na escola, com o intuito de favorecer o pensamento reflexivo e crítico dos estudantes, tornando-o capaz de aplicar o conhecimento adquirido em seu cotidiano utilizando saberes científicos, tecnológicos, sociais e ambientais. Além de possuir uma estrutura interdisciplinar, envolvendo conhecimentos da matemática, língua portuguesa e ciências, amplamente difundidos com conhecimentos tecnológicos e ambientais acerca dos impactos causados pela utilização irracional do papel. A sequência didática foi aplicada em sete aulas, e proporcionou momentos de discussão de temas voltados para a utilização consciente do papel e alternativas para a redução do seu uso, despertando a criatividade e curiosidade dos alunos, uma vez que a metodologia aplicada permitiu desenvolver uma investigação na qual evidencia-se a Matemática ao seu redor. No desenvolvimento do projeto os alunos; dispuseram de informações em folders, slides, e textos confeccionados pelos residentes que serviu como material auxiliar nas realizações das atividades. Nessa atividade os estudantes constataram que a quantidade de papel desperdiçada em uma semana na escola, nas salas investigadas foi de 445 folhas, e a média de papel desperdiçada em uma sala de aula é de 55,625 folhas de papel por dia. O projeto desenvolvido possibilitou evidenciar o interesse e a importância que os alunos dão a essas atividades, quanto a utilização da Matemática com outras áreas do conhecimento, colaborando com o processo de ensino- e aprendizagem dos alunos, construindo uma prática educativa capaz de relacionar a Matemática no cotidiano. Contudo, o docente deve propor atividades significativas para o desenvolvimento de conteúdos em sua sala de aula, desenvolvendo atividades relacionadas com outras áreas do conhecimento, estabelecendo conexões entre os problemas sociais e ambientais da sociedade em que vive. |