Resumo |
O presente trabalho foi desenvolvido na disciplina Tendências do Pensamento Educacional em Ciências e Matemática do Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática da UFV e foi orientado pelo seguinte problema de pesquisa: Como as questões sociocientíficas têm sido utilizadas como metodologias no ensino de Biologia por meio de sequências didáticas? Os desdobramentos dessa questão forneceram subsídios para análise das adequações, contribuições e desafios inerentes a essa metodologia de ensino. Para tanto, buscou-se discutir como as questões sociocientíficas são utilizadas como metodologias no ensino de Biologia em sequências didáticas. Para responder à questão de pesquisa, foi realizado um estudo bibliográfico denominado estado do conhecimento. Nessa perspectiva, o Google Scholar e a plataforma de Periódicos da CAPES foram utilizados como ferramentas de busca em três periódicos de grande projeção na área do Ensino de Ciências, sendo eles: Ciência & Educação, Investigações em Ensino de Ciências e Revista de Ensino de Biologia. Além disso, foram consultados os anais do Encontro Nacional de Ensino de Biologia e do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Os trabalhos pesquisados contemplaram o período entre os anos de 2017 e 2021. Foram utilizados como critério de inclusão para selecionar essas produções acadêmicas a presença das palavras “sociocientífico”, “sociocientífica”, “sociocientíficos” e “sociocientíficas” combinadas com “sequência didática”, “sequência de atividades”, “sequência de aulas”, “sequência de ensino” e “episódios de ensino”. Como critério de exclusão, retirou-se os estudos que não abordavam sequências didáticas com discussões sociocientíficos na disciplina de Biologia ministrada no âmbito do Ensino Médio ou da Educação de Jovens e Adultos. Também foram retirados os trabalhos de revisão bibliográfica. Em seguida, foram apontadas as temáticas das sequências didáticas descritas nos estudos selecionados, assim como os recursos didáticos e as estratégias de ensino utilizadas. Concluiu-se que usar questões sociocientíficas em sequências didáticas exige articular abordagens interdisciplinares, com o uso de uma variedade de recursos didáticos e estratégias de ensino para favorecer a aprendizagem científica. Dessa forma, destacam-se a falta de recursos disponíveis e a escassez de tempo para a elaboração e execução dessas sequências, assim como a constante necessidade de replanejamento e adequação das aulas propostas. Além disso, a discussão de temas interdisciplinares exige a mobilização de trabalho coletivo para o diálogo entre os componentes curriculares e a superação de processos pedagógicos fragmentados. Somente dessa forma essas sequências poderão ser importantes para o desenvolvimento do diálogo e da argumentação entre os alunos, ampliando o poder explicativo dos mesmos sobre a temática trabalhada em seus variados aspectos, tal como os políticos, sociais, ambientais, econômicos e científicos. |