“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 17656

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Química
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Caroline Itagiba Rooke
Orientador VINICIUS CATAO DE ASSIS SOUZA
Título Abordagens de questões sociocientíficas no ensino de Biologia por meio de sequências didáticas
Resumo O presente trabalho foi desenvolvido na disciplina Tendências do Pensamento Educacional em Ciências e Matemática do Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática da UFV e foi orientado pelo seguinte problema de pesquisa: Como as questões sociocientíficas têm sido utilizadas como metodologias no ensino de Biologia por meio de sequências didáticas? Os desdobramentos dessa questão forneceram subsídios para análise das adequações, contribuições e desafios inerentes a essa metodologia de ensino. Para tanto, buscou-se discutir como as questões sociocientíficas são utilizadas como metodologias no ensino de Biologia em sequências didáticas. Para responder à questão de pesquisa, foi realizado um estudo bibliográfico denominado estado do conhecimento. Nessa perspectiva, o Google Scholar e a plataforma de Periódicos da CAPES foram utilizados como ferramentas de busca em três periódicos de grande projeção na área do Ensino de Ciências, sendo eles: Ciência & Educação, Investigações em Ensino de Ciências e Revista de Ensino de Biologia. Além disso, foram consultados os anais do Encontro Nacional de Ensino de Biologia e do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Os trabalhos pesquisados contemplaram o período entre os anos de 2017 e 2021. Foram utilizados como critério de inclusão para selecionar essas produções acadêmicas a presença das palavras “sociocientífico”, “sociocientífica”, “sociocientíficos” e “sociocientíficas” combinadas com “sequência didática”, “sequência de atividades”, “sequência de aulas”, “sequência de ensino” e “episódios de ensino”. Como critério de exclusão, retirou-se os estudos que não abordavam sequências didáticas com discussões sociocientíficos na disciplina de Biologia ministrada no âmbito do Ensino Médio ou da Educação de Jovens e Adultos. Também foram retirados os trabalhos de revisão bibliográfica. Em seguida, foram apontadas as temáticas das sequências didáticas descritas nos estudos selecionados, assim como os recursos didáticos e as estratégias de ensino utilizadas. Concluiu-se que usar questões sociocientíficas em sequências didáticas exige articular abordagens interdisciplinares, com o uso de uma variedade de recursos didáticos e estratégias de ensino para favorecer a aprendizagem científica. Dessa forma, destacam-se a falta de recursos disponíveis e a escassez de tempo para a elaboração e execução dessas sequências, assim como a constante necessidade de replanejamento e adequação das aulas propostas. Além disso, a discussão de temas interdisciplinares exige a mobilização de trabalho coletivo para o diálogo entre os componentes curriculares e a superação de processos pedagógicos fragmentados. Somente dessa forma essas sequências poderão ser importantes para o desenvolvimento do diálogo e da argumentação entre os alunos, ampliando o poder explicativo dos mesmos sobre a temática trabalhada em seus variados aspectos, tal como os políticos, sociais, ambientais, econômicos e científicos.
Palavras-chave Sequências didáticas, Questões sociocientíficas, Ensino de Biologia.
Forma de apresentação..... Painel
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