“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 17642

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Economia Doméstica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Clarice Lourdes da Silva
Orientador FERNANDA MIQUELAO RIBEIRO
Outros membros Amanda de Freitas Coelho, Camila Michele Barros, Sabrina dos Santos de Freitas, Yuri Leandro Cupertino Silva
Título Grupo de estudos - vivenciando práticas inclusivas
Resumo O grupo de estudos "Vivenciando Práticas Inclusivas", faz parte das ações de pesquisa do Programa de Inclusão dos Laboratórios de Desenvolvimento Humano (LDH) e do Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI), no atendimento às famílias, crianças e bebês com deficiência, situados dentro do campus da Universidade Federal de Viçosa (UFV). O Grupo de Estudos tem como objetivo proporcionar um espaço formativo a respeito da inclusão escolar para os estudantes do curso de licenciatura em Educação Infantil, aos monitores do Programa de Inclusão, junto à equipe docente e coordenadora dos laboratórios. Através da discussão e reflexão, contribuir para um ambiente realmente inclusivo para as famílias, crianças e bebês atendidas na instituição. O grupo utiliza de uma metodologia ativa, a partir da leitura de artigos e materiais relacionados à inclusão escolar na educação infantil, na busca de estratégias e soluções para os desafios e situações do cotidiano com as crianças atípicas. A busca de propostas de intervenções, quando necessário, viabiliza que o participante pense além das limitações, possibilitando novos meios de prover um ambiente inclusivo, além de oportunizar a construção e o aprofundamento de seus conhecimentos, alinhando à teoria com a sua prática. Durante o período pandêmico de 2020, os encontros do grupo de estudos aconteciam quinzenalmente, de forma remota, baseados em lives temáticas, filmes, documentários e artigos. No ano de 2022, devido à retomada das atividades presenciais nos laboratórios, o grupo de estudos passou a acontecer mensalmente no LDI, onde tivemos a oportunidade de ter essas discussões. A exposição de ideias se dá por meio da análise de matérias em audiovisual e leitura de artigos. Encontros com profissionais da saúde, como terapeutas ocupacionais e psicólogos, ajudaram a promover o diálogo sobre diversos temas como: "O método Montessori e a inclusão escolar”, que gerou uma discussão profunda sobre meios de avaliação das crianças atípicas; diálogo sobre inclusão e manejo comportamental de crianças típicas e atípicas no ambiente escolar. Nesse contexto, fica claro que essa proposta de aprendizagem é de suma importância para a formação e capacitação por meio da pesquisa para os estudantes, equipe docente e coordenadora dos laboratórios.
Palavras-chave Grupo de estudo, inclusão, Educação Infantil
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,63 segundos.