Resumo |
O grupo de estudos "Vivenciando Práticas Inclusivas", faz parte das ações de pesquisa do Programa de Inclusão dos Laboratórios de Desenvolvimento Humano (LDH) e do Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI), no atendimento às famílias, crianças e bebês com deficiência, situados dentro do campus da Universidade Federal de Viçosa (UFV). O Grupo de Estudos tem como objetivo proporcionar um espaço formativo a respeito da inclusão escolar para os estudantes do curso de licenciatura em Educação Infantil, aos monitores do Programa de Inclusão, junto à equipe docente e coordenadora dos laboratórios. Através da discussão e reflexão, contribuir para um ambiente realmente inclusivo para as famílias, crianças e bebês atendidas na instituição. O grupo utiliza de uma metodologia ativa, a partir da leitura de artigos e materiais relacionados à inclusão escolar na educação infantil, na busca de estratégias e soluções para os desafios e situações do cotidiano com as crianças atípicas. A busca de propostas de intervenções, quando necessário, viabiliza que o participante pense além das limitações, possibilitando novos meios de prover um ambiente inclusivo, além de oportunizar a construção e o aprofundamento de seus conhecimentos, alinhando à teoria com a sua prática. Durante o período pandêmico de 2020, os encontros do grupo de estudos aconteciam quinzenalmente, de forma remota, baseados em lives temáticas, filmes, documentários e artigos. No ano de 2022, devido à retomada das atividades presenciais nos laboratórios, o grupo de estudos passou a acontecer mensalmente no LDI, onde tivemos a oportunidade de ter essas discussões. A exposição de ideias se dá por meio da análise de matérias em audiovisual e leitura de artigos. Encontros com profissionais da saúde, como terapeutas ocupacionais e psicólogos, ajudaram a promover o diálogo sobre diversos temas como: "O método Montessori e a inclusão escolar”, que gerou uma discussão profunda sobre meios de avaliação das crianças atípicas; diálogo sobre inclusão e manejo comportamental de crianças típicas e atípicas no ambiente escolar. Nesse contexto, fica claro que essa proposta de aprendizagem é de suma importância para a formação e capacitação por meio da pesquisa para os estudantes, equipe docente e coordenadora dos laboratórios. |